Atuação do Psicólogo Escolar: Definindo Passos e Consolidando Espaços

Ref: 978-85-473-0073-9

Atuação do Psicólogo Escolar engloba uma série de funções e ações que necessitam estar em consonância com um objetivo comum: o de otimizar o processo educativo. A atuação do psicólogo escolar é assim denominada pelo espaço que a caracteriza, agregando, no objetivo de desenvolvê-la, conhecimentos das diversas áreas da Psicologia que apresentam relação com o campo educacional e em alguns momentos dialoga, inclusive, com outras áreas da Psicologia.


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ISBN: 978-85-473-0073-9


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 165


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Ana Gabriela Nunes Fernandes.

Atuação do Psicólogo Escolar engloba uma série de funções e ações que necessitam estar em consonância com um objetivo comum: o de otimizar o processo educativo. A atuação do psicólogo escolar é assim denominada pelo espaço que a caracteriza, agregando, no objetivo de desenvolvê-la, conhecimentos das diversas áreas da Psicologia que apresentam relação com o campo educacional e em alguns momentos dialoga, inclusive, com outras áreas da Psicologia.

A importância de uma obra como esta se constitui na possibilidade de diálogo com práticas objetivas, já que Ana Gabriela Nunes Fernandes traz a discussão proposta por autores de renome, que, ao situarem a Psicologia Escolar como campo de atuação profissional,  alertam-nos para a necessidade de discutir esse fazer em consonância com a literatura produzida, pois a contribuição nos debates sobre a constituição da Psicologia Escolar no Brasil está centrada na visibilidade das ações desenvolvidas por esses profissionais e na discussão sobre a ampliação necessária de suas atuações.

Buscando respostas a questionamentos como “a quem servimos enquanto psicólogos escolares?” ou ainda problematizando sobre os encontros e desencontros entre o psicólogo e a escola, a discussão oportunizada por esta obra  mostra-se bastante atual, pois a busca de ações na atuação do psicólogo escolar que desconstruam a prática clínica e favoreçam os sujeitos em relação à coletividade, em detrimento dos atendimentos individuais, continua sendo o foco da Psicologia Escolar. A reflexão aqui realizada é um grande diálogo sobre o fazer do psicólogo, seus avanços e desafios para a consolidação profissional no ambiente escolar.