Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde

Ref: 978-65-250-0208-8

Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde chega a nós quando mais precisamos de informações consistentes, advindas de fontes confiáveis e publicadas por autores conscientes de suas responsabilidades na partilha do conhecimento em gestão de saúde.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 20,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-0208-8


ISBN Digital: 978-65-250-0188-3


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 26/02/2021


Número de páginas: 161


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. J. Antônio Cirino.

2. Andréa Prestes.

3. Gilvane Lolato.

4. Ivanete Prestes Roberti.

5. Thaísa Cristina Afonso.

Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde chega a nós quando mais precisamos de informações consistentes, advindas de fontes confiáveis e publicadas por autores conscientes de suas responsabilidades na partilha do conhecimento em gestão de saúde. Admirável a iniciativa de Gilvane Lolato, Andréa Prestes e J. Antônio Cirino de organizar um livro centrado em estratégias quando o cenário mundial é de grande incerteza em diversos segmentos sociais, principalmente no âmbito da Saúde Coletiva. Porém é no seu conteúdo e na sequência dos seus capítulos que fica evidente para os leitores a sua mais-valia. A forma como os autores abordam a temática da acreditação direciona caminhos e pontua possibilidades de sucesso para a gestão das organizações de saúde.

Como está muito bem ilustrado pelos autores, enquanto estratégia, a premissa da Acreditação da busca da excelência no atendimento médico-hospitalar deve resultar em experiências positivas sob o ponto de vista do paciente, desde a comunicação útil com os profissionais até a vivência em instalações limpas e confortáveis, o gerenciamento da dor e da ansiedade e o fluxo de informações claras, objetivas e de fácil compreensão para todos. Por convicção, penso que, quando uma organização acreditada consegue mensurar as resultantes do seu esforço de melhoria e vê-los identificados na experiência de seus pacientes e familiares, o conceito de Atenção focada no paciente consolida-se em seu modelo assistencial. Nesse estágio, a Acreditação enquadra-se no papel de fio condutor que une ferramentas, princípios e conceitos transformadores dos cuidados que todos, ao necessitarmos, desejamos ter e confiar.

Eis a cadeia de valor que percebi neste livro e que me faz reciclar meus próprios valores, explorando os temas abordados capítulo a capítulo dessas Estratégias para a acreditação dos Serviços de Saúde. Sem a menor dúvida, esta é uma obra muito bem-vinda, com francos sinais de novidade e de utilidade para quem faz do aprendizado contínuo a prioridade zero de suas práticas de gestão. 

 

Carlos Hiran Goes de Souza

Médico, mestre em Saúde Pública,

Avaliador e Expert da International Society for Quality in Health Care (ISQua)

 

Organizadores:

J. Antônio Cirino

Andréa Prestes

Gilvane Lolato

 

Autores:

 Ivanete Prestes Roberti

Thaísa Cristina Afonso

 

Prefaciador:

Carlos Hiran Goes de Souza


INTRODUÇÃO – ACREDITAR 17
Andréa Prestes
Gilvane Lolato
J Antônio Cirino

CAPÍTULO 1
POR ONDE COMEÇAR 23
Andréa Prestes
Ivanete Prestes Roberti

CAPÍTULO 2
PESSOAS: ELAS FAZEM A DIFERENÇA 39
Andréa Prestes

CAPÍTULO 3
A COMUNICAÇÃO COMO MOLA PROPULSORA DO
PROJETO DE ACREDITAÇÃO 55
J Antônio Cirino

CAPÍTULO 4
CONECTANDO E GERENCIANDO OS PROCESSOS 71
Thaísa Cristina Afonso

CAPÍTULO 5
PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR:
GERENCIAMENTO DOS RISCOS 87
Gilvane Lolato

CAPÍTULO 6
DE ONDE VÊM AS MELHORIAS? 103
Thaísa Cristina Afonso
José Antônio Ferreira Cirino

CAPÍTULO 7
O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA: A TRAJETÓRIA DO PACIENTE NO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO 123
Gilvane Lolato

CAPÍTULO 8
MUDANDO A CULTURA PARA ALCANÇAR A EXCELÊNCIA NO CUIDAR E NO GERIR 137
Gilvane Lolato

CONSIDERAÇÕES - SEJA A MUDANÇA 149
Andréa Prestes
Gilvane Lolato
J Antônio Cirino

REFERÊNCIAS 153

SOBRE OS AUTORES 159