Ambientalização curricular no ensino médio profissional: experiências e possibilidades
Ref: 978-65-250-0239-2A partir da realização de uma semana de formação de professores sobre o tema “Ambientalização curricular no ensino médio profissional”, um desdobramento de um projeto de ensino proposto pela professora Lakshmi Hofstatter e pelo professor Rodrigo Passos, após diálogo com as professoras Joana Paixão e Cristiane Brito, surgiu a ideia da submissão de uma proposta à Chamada Interna n.º 07/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos. Esses docentes do IF Baiano/campus Catu convidaram professores e estudantes envolvidos com a temática ambiental para contribuir com a elaboração de capítulos para um e-book sobre a ambientalização curricular, que compreende o compromisso institucional com a formação ambiental de toda a sua comunidade, em diferentes formatos, desde execução de projetos de extensão, de ensino e pesquisa científica, bem como a incorporação das temáticas ambientais de forma interdisciplinar.
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ISBN: 978-65-250-0239-2
ISBN Digital: 978-65-250-0239-2
Edição: 1
Ano da edição: 2021
Data de publicação: 17/03/2021
Número de páginas: 285
Encadernação: Digital
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Joana Fidelis da Paixão.
2. Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter.
3. Rodrigo Cândido Passos da Silva.
4. Cristiane Brito Machado.
A partir da realização de uma semana de formação de professores sobre o tema “Ambientalização curricular no ensino médio profissional”, um desdobramento de um projeto de ensino proposto pela professora Lakshmi Hofstatter e pelo professor Rodrigo Passos, após diálogo com as professoras Joana Paixão e Cristiane Brito, surgiu a ideia da submissão de uma proposta à Chamada Interna n.º 07/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos. Esses docentes do IF Baiano/campus Catu convidaram professores e estudantes envolvidos com a temática ambiental para contribuir com a elaboração de capítulos para um e-book sobre a ambientalização curricular, que compreende o compromisso institucional com a formação ambiental de toda a sua comunidade, em diferentes formatos, desde execução de projetos de extensão, de ensino e pesquisa científica, bem como a incorporação das temáticas ambientais de forma interdisciplinar.
A proposta foi aprovada na Chamada Interna e resultou na organização deste e-book, intitulado Ambientalização curricular no ensino médio profissional: experiências e possibilidades. Reflexões teóricas, metodológicas, práticas docentes e relatos de experiência em pesquisa e extensão são apresentados nos 16 capítulos que compõem esta obra, abordando desde o aspecto normativo da ambientalização curricular no ensino médio, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando pela discussão acerca das bases legais para a Educação Ambiental no Ensino Médio no território nacional até a sua interface com as ciências naturais e humanas.
A obra apresenta também abordagens metodológicas para o ensino de temáticas ambientais (a exemplo de metodologias ativas e participativas como o Ensino por Investigação) e ferramentas (a exemplo de maquetes e coleções de lixo marinho), para uso como recurso didático. Dos clássicos e fundamentais conteúdos sobre impactos ambientais e conservação da biodiversidade às atuais preocupações da comunidade científica com o negacionismo climático e pesquisas relacionadas à investigação do Zika vírus, esta coletânea traz ainda exitosas experiências extensionistas envolvendo trilhas ecológicas, minhocultura, ecoalfabetização etc.
Dessa maneira, além de apresentar um arcabouço teórico para ajudar a suprir uma enorme lacuna da literatura sobre a ambientalização curricular no contexto do ensino médio integrado, esta publicação expõe diferentes olhares, reflexões e discussões acerca de questões socioambientais, e compartilha experiências sobre o ensino de meio ambiente no IF Baiano.