Brincar com Intencionalidade Matemática : Números, suas Representações e Entendimentos

Ref: 978-65-250-0444-0

O livro Números, suas representações e entendimentos, da Coleção CIEspMat – Brincar com intencionalidade matemática, apresenta um conjunto de brincadeiras associadas a intencionalidade matemática de desenvolver o entendimento e conhecimento das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais no âmbito dos Números. Essa apresentação ocorre através de um diálogo entre um formador de professores (Miguel) e uma professora da Educação Infantil e Anos Iniciais (Prô Guida).


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 38,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-250-0444-0


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 10/06/2021


Número de páginas: 123


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Miguel Ribeiro.

O livro Números, suas representações e entendimentos, da Coleção CIEspMat – Brincar com intencionalidade matemática, apresenta um conjunto de brincadeiras associadas a intencionalidade matemática de desenvolver o entendimento e conhecimento das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais no âmbito dos Números. Essa apresentação ocorre através de um diálogo entre um formador de professores (Miguel) e uma professora da Educação Infantil e Anos Iniciais (Prô Guida). Todas as brincadeiras e discussões que aqui se apresentam têm por base experiências ocorridas em contexto de sala de aula e de formação de professores que se mostraram proveitosas para desenvolver o entendimento das crianças e também o conhecimento dos professores de modo a garantir a melhoria da qualidade da nossa prática matemática enquanto professores e a sustentabilidade do entendimento e aprendizagens das crianças ao longo do tempo. Tendo como ponto de partida algumas brincadeiras que já são efetuadas usualmente em contexto da Educação Infantil, como sejam as rotinas de início de dia, apresentam-se algumas possibilidades de melhorar a qualidade das discussões matemáticas a efetuar com as crianças por forma a que estas entendam o número de uma forma global e as relações entre os números e entre as operações. Isso demanda assumir uma intencionalidade matemática e não focar as discussões (apenas) nos recursos, aspetos pessoais ou emocionais, pois dessa forma passam a entender a matemática que lhes vai ser útil para as aprendizagens futuras formais, garantindo sempre a sua adequação e correção. O foco intencional que se explora no livro possibilita que possamos nos mover para um espaço de discussões que desenvolve e amplia o conhecimento das crianças e dos alunos e, assim, contribui para que eles desenvolvam o seu gosto e prazer em aprender matemática – por efetivamente entenderem.