Multiverso Discursivo e Textualidades Problemáticas: O Acontecimento Jornalístico sobre a Campanha Casais

Ref: 978-65-250-0570-6

Dentre as muitas contribuições deste livro para o urgente e necessário debate que leve à superação da homofobia como grave dimensão sociocultural que tem ceifado vidas e promovido prejuízos psicológicos variados, está a indicação da multiplicidade de formações discursivas que contribuem para a persistência dos preconceitos contra as homossexualidades.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 58,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 20,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-0570-6


ISBN Digital: 978-65-250-0530-0


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 31/05/2021


Número de páginas: 253


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. José Antônio Ferreira Cirino.

Dentre as muitas contribuições deste livro para o urgente e necessário debate que leve à superação da homofobia como grave dimensão sociocultural que tem ceifado vidas e promovido prejuízos psicológicos variados, está a indicação da multiplicidade de formações discursivas que contribuem para a persistência dos preconceitos contra as homossexualidades. Fenômenos de alcance universal como a homofobia exigem estratégias de compreensão que não se limitem à constatação da sua existência como se estivéssemos diante de mecanismos simples revelados pela recusa das diferenças e pelas consequências nefastas daí advindas. Antes, tal como desenvolvido por J. Antônio Cirino, encontra-se o trabalho de identificar matrizes discursivas religiosas, comportamentais, culturais e tantas outras, que se mesclam formando um ambiente perverso de difícil escrutínio e superação. Difícil, mas não impossível, como encontramos na argumentação deste livro, ao apresentar os embates entre forças políticas e sociais que se antagonizam em torno da homofobia, reforçada por umas e desconstruída por outras dessas forças.
Adotar como fenômeno de pesquisa a publicidade de produtos promovidos por ocasião do dia dos namorados, mostrando casais de mesmo gênero, por si já insere o debate em campos compreensivos de alta complexidade, posto que são ambíguas as relações entre efetivo combate à homofobia e interesses mercadológicos e econômicos. Políticas de boicote, riscos calculados em estratégias de conquistas de públicos e ações de marketing social não são suficientes, isoladamente, para o entendimento das dificuldades de tornar públicos relacionamentos entre pessoas de mesmo gênero, no universo do consumo de produtos e serviços. Ambíguas são ainda as estratégias narrativas e discursivas do jornalismo, que tanto se inserem em perspectivas de denúncia da homofobia, quanto podem promover oposições nem sempre capazes de capturar todas as variáveis em cena, a exemplo das posturas religiosas de depreciação das homossexualidades, muitas vezes narradas como se fossem meras disputas de pontos de vista entre religiosos e pessoas homossexuais. Na seara dos embates, combates e resistências, este livro é parte importante das argumentações contra a homofobia e pessoas dela adeptas, contribuindo para que sua superação esteja em vias de concretização.

INTRODUÇÃO . 15


1
30 SEGUNDOS . 21
Sombras e penumbras 27
Focos de luz a partir do discurso 33


2
TEXTUALIDADES PROBLEMÁTICAS . 51
Jornalismos paradoxais . 54
Acontecimento social e jornalístico . 72


3
DISCURSIVIDADES DESVIANTES 91
Sexualidade . 94
Gênero 103


4
AFETOS E DESAFETOS 111
Homossexualidade . 113
Homofobia e os casais homoafetivos . 127


5
DISCURSO TRIDIMENSIONAL 143
Texto 146
Prática discursiva e social 164


6
RECONTEXTUALIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL 173
Atores, espaço e tempo na configuração da legitimação e propósito . 176
Representação visual dos atores e ações 181


7
MULTIVERSO DISCURSIVO 197
As fronteiras do consumo e cidadania 203
A linha tênue da política e da religião . 216


CONSIDERAÇÕES . 227


REFERÊNCIAS . 235


ÍNDICE REMISSIVO 249