Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial: Novos Prismas

Ref: 978-85-473-1027-1

Um olhar sobre as práticas de Educação Especial operadas no contexto educacional contemporâneo nos possibilita compreender que, desde a emergência das políticas de educação inclusiva, as ações que constituem a Educação Especial vêm apresentando deslocamentos significativos. 


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ISBN: 978-85-473-1027-1


ISBN Digital: 978-85-473-1183-4


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 299


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Fernanda de Camargo Machado.

2. Bruna de Assunção Medeiros.

3. Vantoir Roberto Brancher.

Um olhar sobre as práticas de Educação Especial operadas no contexto educacional contemporâneo nos possibilita compreender que, desde a emergência das políticas de educação inclusiva, as ações que constituem a Educação Especial vêm apresentando deslocamentos significativos. Se tradicionalmente a Educação Especial atuou na produção de práticas visando à normalização, via reabilitação dos sujeitos que constituem o seu “público-alvo”, desde o final do século passado passou a defender a necessidade de práticas que, discursivamente, afirmam-se centradas na escolarização e que hoje têm como foco prioritariamente a escola comum/regular, agora adjetivada como inclusiva. Trata-se de uma mudança de ênfase nos discursos postos em circulação que, ao deslocar o olhar da normalização para a escolarização, passa supostamente a produzir sujeitos capazes de atuação mais autônoma na sociedade. Nesse cenário, Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial: novos prismas, produto de diferentes olhares e enfoques, configura-se como uma importante possibilidade de problematização sobre a interlocução entre Educação Especial e escola inclusiva; as práticas que dela decorrem e os sujeitos que nela são produzidos.