Reflexões Epistêmicas sobre Identidade Negra no Contexto Escolar
Ref: 978-65-250-0739-7O livro Reflexões epistêmicas sobre identidade negra no contexto escolar trata do lugar da escola na construção da identidade negra e aborda os desafios encontrados nesse espaço que ainda se mantém a serviço de uma educação conservadora, com currículo que não considera os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto de partida para construção e reconstrução do conhecimento.
ISBN: 978-65-250-0739-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2021
Data de publicação: 30/07/2021
Número de páginas: 243
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Clenia De Jesus Pereira Dos Santos.
O livro Reflexões epistêmicas sobre identidade negra no contexto escolar trata do lugar da escola na construção da identidade negra e aborda os desafios encontrados nesse espaço que ainda se mantém a serviço de uma educação conservadora, com currículo que não considera os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto de partida para construção e reconstrução do conhecimento. A obra comunica os resultados de um estudo denso sobre as práticas preconceituosas e racistas presentes na escola, mas, de posse dos dados, a autora faz uma análise qualitativa e aponta caminhos por meio de uma proposta de intervenção vivenciada no terreno do estudo, na perspectiva da construção e reconstrução da identidade negra dos docentes e discentes. Por seu conteúdo necessário e pela importância das ações que compuseram a intervenção, esta leitura torna-se uma excelente fonte de consulta a todos(as) que lutam incansavelmente por trilhas que ensejam a desconstrução da identidade negativa que se construiu sobre o(a) negro(a), implicando na baixa autoestima.