Situações Didáticas para o Ensino das Cônicas

Ref: 978-65-250-0937-7

Situações Didáticas para o Ensino das Cônicas é uma obra contemporânea e inspiradora. As cônicas, suas propriedades e características constituem um tópico de grande relevância no desenvolvimento tecnológico e estão presentes em diversas áreas do conhecimento. Porém, o seu estudo, na maioria das vezes, é feito sob um enfoque puramente analítico, descontextualizado, fragmentado, com poucas referências ao seu uso no cotidiano, de forma pouco profunda e restrita a um curto período, o que acarreta algum desprezo por parte dos alunos e até mesmo de alguns professores que, muitas vezes, desconhecem a sua importância e utilidade.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-250-0937-7


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 18/08/2021


Número de páginas: 135


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Rosana Silva Bonfim.

Situações Didáticas para o Ensino das Cônicas é uma obra contemporânea e inspiradora. As cônicas, suas propriedades e características constituem um tópico de grande relevância no desenvolvimento tecnológico e estão presentes em diversas áreas do conhecimento. Porém, o seu estudo, na maioria das vezes, é feito sob um enfoque puramente analítico, descontextualizado, fragmentado, com poucas referências ao seu uso no cotidiano, de forma pouco profunda e restrita a um curto período, o que acarreta algum desprezo por parte dos alunos e até mesmo de alguns professores que, muitas vezes, desconhecem a sua importância e utilidade.
Essa realidade motivou a busca por uma alternativa diferenciada para o ensino das cônicas. Apresentamos algumas situações didáticas que podem ser desenvolvidas com alunos do ensino médio e em disciplinas básicas de algumas graduações. As situações propostas buscam um “fazer matemática” mais próximo da vida real, explorando construções e discutindo suas particularidades por meio das dobraduras e do uso do software GeoGebra que não são usados meramente como alegorias para “enfeitar” as aulas de Matemática. A abordagem feita contribui para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem, sendo uma obra muito útil para professores e futuros professores de Matemática, estudantes do ensino básico, de cursos de licenciatura em Matemática e de outras graduações para as quais o assunto é pertinente. As sequências didáticas propostas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo, aguçando o interesse do leitor pela descoberta da beleza da matemática, que é de fundamental importância para a preparação, formação e inspiração para professores e alunos de diversas áreas do conhecimento.
O livro é atual e instigante, propondo uma forma diferenciada de ensino da matemática, que leva em conta sua beleza e aplicações no dia a dia. É um convite à reflexão sobre a prática docente, procurando novos caminhos para o ensino dessa extraordinária ciência na realidade escolar da educação básica e superior. O trabalho é resultado da experiência profissional da autora ao longo de mais de 25 anos como professora da educação básica e, mais recentemente, professora de formação de docentes em Matemática.