A Suposta Homossexualidade

Ref: 978-65-250-1427-2

A suposta homossexualidade é o resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2006 e 2009 na Faculdade de Educação da Unicamp. Este é um estudo voltado para a compreensão das representações sociais da homossexualidade, bem como a própria homossexualidade como representação social, existente socialmente e também no âmbito da formação de professores. O envio da obra pode levar até 30 dias mediante a compra.


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ISBN: 978-65-250-1427-2


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 29/08/2021


Número de páginas: 179


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ronaldo Alexandrino.

A suposta homossexualidade é o resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2006 e 2009 na Faculdade de Educação da Unicamp. Este é um estudo voltado para a compreensão das representações sociais da homossexualidade, bem como a própria homossexualidade como representação social, existente socialmente e também no âmbito da formação de professores.
Homofilia, sodomia, pederastia, homossexualismo, homossexualidade e homoafetividade. Por que tais terminologias nos fazem pensar em uma suposta homossexualidade?
Esta é uma oportunidade de se entrar em contato com a história de algumas das verdades que temos construídas sobre o que chamamos atualmente de homossexualidade e, dessa maneira, percebemos que elas não são tão verdadeiras e naturais.
Como este livro busca suas inspirações teóricas na Psicologia Social, mais precisa ente na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, aqui encontramos um ponto de ancoragem que nos leva a refletir sobre o que estamos comumente acostumados a chamar de realidade.
Mas qual é a relação entre uma suposta homossexualidade e a escola? Quais são suas conclusões numa proposta de formação de professores?
Esta obra explicita como, por meio de uma pesquisa que introduzir e buscar processos de ressignificação das representações sobre homossexualidade, a partir de um processo de formação com professoras de educação infantil e ensino fundamental, através de filmes, textos de uma abordagem histórica da homossexualidade, puderam ser reveladas e discutidas representações sociais correntes sobre a homossexualidade, assim como puderam ser engendradas novas formas de compreensão da homossexualidade, que passa aa ser entendida, neste livro, como uma representação social.