Edith Stein para Educadores: Formação Integral em Tempos de Fragmentação

Ref: 978-65-250-1338-1

O conceito de formação é central na obra pedagógica de Edith Stein e implica a pergunta “como se forma o ser humano?”, que deve ser precedida da resposta sobre “quem é o ser humano?”. Partindo da fenomenologia de Husserl, adentrando na filosofia aristotélico-tomista, Stein percorre um caminho antropológico, filosófico, pedagógico, psicológico e teológico para aclarar essas questões, chegando a conceber o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psique e espírito, que tem em si um potencial a desenvolver, podendo chegar à sua plena realização ou não.


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ISBN: 978-65-250-1338-1


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 08/10/2021


Número de páginas: 147


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Magna Celi Mendes da Rocha.

O conceito de formação é central na obra pedagógica de Edith Stein e implica a pergunta “como se forma o ser humano?”, que deve ser precedida da resposta sobre “quem é o ser humano?”. Partindo da fenomenologia de Husserl, adentrando na filosofia aristotélico-tomista, Stein percorre um caminho antropológico, filosófico, pedagógico, psicológico e teológico para aclarar essas questões, chegando a conceber o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psique e espírito, que tem em si um potencial a desenvolver, podendo chegar à sua plena realização ou não.
Edith Stein questiona uma educação que não leva em consideração o ser humano completo, mas que se limita a fornecer um acúmulo de informações, visando apenas ao desenvolvimento intelectual. Para Stein, uma formação humana autêntica forma o homem de modo integral e o conduz à plena realização de si mesmo, em vista do bem comum, pois cada pessoa que se desenvolve de maneira harmoniosa contribui para o crescimento e desenvolvimento do mundo como um todo.