A Construção da Didática: Possibilidades para Edificar o Ensino

Ref: 978-65-250-1655-9

A leitura deste livro me surpreendeu pelo processo de construção coletiva, teórico-prática. Concordo com as ideias, reflexões, experiências e análises da construção de uma didática atual para um mundo em profunda transformação. As aulas precisam ser experiências desafiadoras, surpreendentes, ricas de questões vinculadas com a vida e de aplicações seja no presencial ou no on-line, com professores inspiradores e com intenso envolvimento dos estudantes. O contato com cada professor tem de trazer a riqueza da vida, o encontro de personalidades que se completam. O docente precisa ser um grande provocador, interlocutor, orientador de pesquisa e caminhos, de abertura de novas trilhas e desafios.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 52,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-250-1655-9


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 22/11/2021


Número de páginas: 195


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Maiza Taques Margraf Althaus.

2. Viviane Aparecida Bagio.

A leitura deste livro me surpreendeu pelo processo de construção coletiva, teórico-prática. Concordo com as ideias, reflexões, experiências e análises da construção de uma didática atual para um mundo em profunda transformação. As aulas precisam ser experiências desafiadoras, surpreendentes, ricas de questões vinculadas com a vida e de aplicações seja no presencial ou no on-line, com professores inspiradores e com intenso envolvimento dos estudantes. O contato com cada professor tem de trazer a riqueza da vida, o encontro de personalidades que se completam. O docente precisa ser um grande provocador, interlocutor, orientador de pesquisa e caminhos, de abertura de novas trilhas e desafios.
O profissional da docência e o docente em formação precisam aprender a combinar o planejamento reverso com o planejamento aberto, dialogado, enriquecido com as contribuições dos estudantes, planejamento a muitas mãos.
A formação de docentes torna-se cada vez mais complexa e multidisciplinar, principalmente a partir de agora. Procura equilibrar um bom conhecimento teórico, científico com o design de estratégias híbridas de aprendizagem ativa e de avaliação multidimensional. A formação combina vários movimentos: os tempos individuais com a aprendizagem ativa e híbrida entre pares.
José Moran
O trabalho coletivo que este livro representa — e que denominamos A construção da Didática: possibilidades para edificar o ensino — não é um tratado sobre a arte de ensinar, embora contemple aspectos pertinentes ao ofício da docência. Tampouco almejamos que esta seja a obra que possa ensinar a ensinar os que estão ou desejam exercer a profissão docente. Queremos, sim, oferecer uma reflexão sobre as potencialidades dos nossos alunos, licenciandos em Ciências Biológicas e Matemática da UEPG, ao expressarem por meio de suas produções — desenvolvidas no âmbito da disciplina de Didática na graduação — a riqueza do seu olhar sobre os temas que pesquisam, que aprendem
conosco.
Um livro sobre a Didática, como aqui se propõe, só pode alimentar o desafio da aprendizagem da docência. Que as produções aqui presentes possam surpreendê-los, ainda que de forma singela, por meio da leitura dos capítulos que aqui trazemos para vocês, queridos leitores.
Viviane Aparecida Bagio
Maiza Taques Margraf Althaus