Inovação nos Processos de Desenvolvimento de Serviços Educacionais por Meio de Inteligência Competitiva

Ref: 978-65-250-1997-0

As mudanças estimuladas pelo modelo econômico têm demandado das instituições de ensino superior (IES) particulares respostas cada vez mais rápidas e eficientes frente aos desafios relacionados ao ambiente de negócios.


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ISBN: 978-65-250-1997-0


ISBN Digital: 978-65-250-1972-7


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 16/12/2021


Número de páginas: 161


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Júlio Araújo da Silva Junior.

As mudanças estimuladas pelo modelo econômico têm demandado das instituições de ensino superior (IES) particulares respostas cada vez mais rápidas e eficientes frente aos desafios relacionados ao ambiente de negócios. Esses desafios, em termos de ambiente interno e externo das empresas e da diversidade da natureza dos seus campos de atuação em que os fatores de risco e sucesso se apresentam de forma sinérgica, têm colocado à prova essas organizações em relação a sua capacidade de se diferenciar frente à concorrência e se reinventar diante de novas oportunidades e riscos apresentados nesse mercado. Essa diferenciação nas IES pode ocorrer por meio do desenvolvimento ou aprimoramento dos serviços educacionais ou nas atividades de suporte a realização desses serviços. Fica claro que a inovação é fundamental para essas instituições, junto da necessidade de identificação de suas capacidades, maximizando o desenvolvimento da inovação e possibilitando uma resposta mais eficiente diante dos desafios apresentados. Porém, a identificação dessas necessidades informacionais passa pelo entendimento da informação como elemento subsidiador da inovação e pela identificação das informações necessárias para a tomada de decisão pelos gestores relacionados aos processos de inovação. Diante disso, essas organizações necessitam de um monitoramento ambiental que lhes permita identificar ameaças, oportunidades e tendências desse mercado. Esse monitoramento, também chamado de inteligência competitiva, subsidia a organização de informações, auxiliando os gestores na tomada de decisões.