Educação Menor: Conceitos e Experimentações

Ref: 978-85-8192-564-6

O Livro Educação Menor é fruto dos estudos realizados entre os anos 2003 e 2010 pelo Transversal, um grupo de estudos articulado ao DIs - Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação, sediado na Faculdade de Educação da Unicamp e cadastrado no CNPq. O objetivo deste grupo é o de desenvolver estudos na área de Filosofia Contemporânea realizando interfaces diretas ou indiretas com o campo da Educação. Parte-se do principio epistemológico de que Filosofia e Educação são áreas autônomas de saber que podem ser atravessadas transversalmente, com contribuições originais para ambos os campos.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 45,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 20,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-564-6


ISBN Digital: 978-85-8192-564-6


Edição:


Ano da edição: 2015


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 199


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Grupo Transversal-Unicamp.

O Livro Educação Menor é fruto dos estudos realizados entre os anos 2003 e 2010 pelo Transversal, um grupo de estudos articulado ao DIs - Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação, sediado na Faculdade de Educação da Unicamp e cadastrado no CNPq. O objetivo deste grupo é o de desenvolver estudos na área de Filosofia Contemporânea realizando interfaces diretas ou indiretas com o campo da Educação. Parte-se do principio epistemológico de que Filosofia e Educação são áreas autônomas de saber que podem ser atravessadas transversalmente, com contribuições originais para ambos os campos. Escrevemos coletivamente, a várias cabeças e muitas mãos, um texto que procurou conceituar a ideia de menor na obra dos filósofos franceses e vários de nós escreveram textos individuais ou coletivos, que foram lidos e criticados pelo grupo. A experiência de uma escrita coletiva, com todas as dificuldades que ela impõe, foi uma experiência riquíssima para todo o grupo. Ter os textos de cada um lidos e discutidos foi também bastante produtivo para todos e para cada um. Este trabalho foi concluído em 2009 e os autores tiveram então um tempo para reescrever seus textos, bem como retrabalhamos o texto coletivo, que teve, pelo menos, onze versões até chegar nesta ora publicada. Menor é um conceito chave na filosofia produzida por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Aparece pela primeira vez neste trabalho sobre a literatura de Kafka, publicado na França em 1975, três anos após a publicação de sua primeira obra conjunta, O Anti-Édipo, e cinco anos antes da publicação de Mil Platôs. É, certamente, um pequeno livro que faz uma espécie de ponte, de conexão, entre estes dois grandes livros da filosofia do século vinte. Mobilizado pela potência do menor, inspirado pelo livro sobre Kafka, o Transversal quis explorar a fundo a multiplicidade de sentidos de uma educação menor, tema que explorei pela primeira vez em um artigo publicado em 2002.

Se no capítulo de abertura, de autoria coletiva, procuramos conceituar menor na educação, os demais capítulos abrem-se para diferentes aspectos do problema. Para dar organicidade à obra, organizamos os capítulos em dois grandes blocos. Uma primeira parte, composta por sete capítulos, intitulada, Entre educação e política, foca mais diretamente distintos aspectos políticos da educação, mobilizada em torno do conceito de uma educação menor. A segunda parte, sob o título Experimentações e pensamento, viaja pela educação, pela filosofia, pela literatura, produzindo experimentações de pensamento em torno do menor. O grupo Transversal espera que os leitores encontrem aqui oportunidades de embrenhar-se pelo conceito de menor, atualizando algumas de suas virtualidades, mas que, sobretudo, os leitores encontrem elementos e desafio para realizar suas próprias experimentações no pensamento.

Sílvio Gallo (FE - Unicamp)