Diálogos de Alunos Sobre Infinito

Ref: 4436406

Os diálogos entre estudantes de licenciatura de matemática em um ambiente colaborativo revelaram ideias interessantes acerca da compreensão sobre o infinito cotidiano e o infinito matemático.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 57,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-641-4


Edição: 1


Ano da edição: 2015


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 217


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Janete Bolite Frant.

2. Dora Soraia Kindel.

Os diálogos entre estudantes de licenciatura de matemática em um ambiente colaborativo revelaram ideias interessantes acerca da compreensão sobre o infinito cotidiano e o infinito matemático. Este ambiente virtual escolhido permitiu encontros síncronos e assíncronos que favoreceram a discussão entre os participantes.
A análise dos diálogos revelou que para alguns dos participantes a ideia de infinito está diretamente ligada a Deus, a ideia do existe mas é inatingível. Ideia que surgiu desde o início do curso, explicitamente e esteve presente durante a realização de tarefas do curso de forma implícita. 
Outros argumentos apresentaram conflitos e mexeram com a zona de conforto dos participantes, por exemplo o zero como o limite de uma sequência numérica e a soma dos termos desta sequência e comparar conjuntos infinitos. Para esses alunos um subconjunto deveria ser sempre menor do que o conjunto dado, podendo no máximo ser igual, no caso do subconjunto for ele próprio. Desconstruir essa ideia faz parte de um processo longo e que requer dedicação específica por parte dos professores apresentando tarefas que promovam reflexão e discussão sobre o tema. 
Diante dos resultados, é possível verificar que as tarefas propostas apontam para uma outra alternativa de se trabalhar este conteúdo e deixa uma janela aberta sobre uma possível consequência que deverá ser investigada melhor no futuro, além de mostrar a importância de se ouvir o que os licenciandos têm a dizer sobre o infinito e verificar de que forma eles se engajam em outras tarefas sobre esse tema.