Discurso Sobre o Ensino

Ref: 3952372

Afirmar que a educação deve se apossar de uma perspectiva humanista para romper com as amarras históricas impostas ao pensamento é um lugar comum. O problema a que nos colocamos é o de pensar que humanismo é necessário para esta reavaliação da educação.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 48,00 R$ 28,80 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-060-3


Edição: 1


Ano da edição: 2013


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 196


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Elisabeth Gonçalves de Souza.

Afirmar que a educação deve se apossar de uma perspectiva humanista para romper com as amarras históricas impostas ao pensamento é um lugar comum. O problema a que nos colocamos é o de pensar que humanismo é necessário para esta reavaliação da educação.

Para esta análise do humanismo partimos da noção de que a educação moderna é um instrumento institucionalizado que se limita a atender os impulsos mais imediatos da sociedade, reproduzindo os seus interesses acaba por deformar subjetividades ao invés de formar sujeitos. Ou seja, trata-se de um ambiente no qual o verdadeiro humanismo não existe. Mas devemos compreender este ponto de partida como fruto de uma evolução histórica que começa com a abertura escolar.