Emancipação Humana e Educação: Possibilidades e Desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Ref: 978-85-473-1262-6

O livro Emancipação humana e educação analisa essa nova institucionalidade na realidade educacional brasileira criada com a Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. De acordo com a referida lei, essas são instituições de educação superior, básica, tecnológica e profissional, pluricurriculares e multicampi, com base na junção de conhecimentos técnicos e tecnológicos.


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ISBN: 978-85-473-1262-6


ISBN Digital: 978-85-473-1263-3


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 17/04/2018


Número de páginas: 231


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Liamara Teresinha Fornari.

O livro Emancipação humana e educação analisa essa nova institucionalidade na realidade educacional brasileira criada com a Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. De acordo com a referida lei, essas são instituições de educação superior, básica, tecnológica e profissional, pluricurriculares e multicampi, com base na junção de conhecimentos técnicos e tecnológicos. Aqui, os Institutos Federais são analisados pela perspectiva da educação profissional brasileira, em seus aspectos históricos, sociais e políticos. Demonstra-se em que medida esses órgãos podem contribuir para o processo de construção da emancipação humana enquanto instituição formal de educação profissional e tecnológica. Com este livro, indica-se que a educação e, no caso, os Institutos Federais devem ser e fazer a mediação entre um projeto emancipatório e a sociedade mediada. As instituições de ensino, portanto, podem ser a mediação de um projeto emancipatório em todas as áreas e profissões. Os Institutos Federais são, assim, o melhor exemplo para situar historicamente essa possibilidade na perspectiva da emancipação humana e na importância da educação nesse processo.