Estilos de Liderança de Professores: Conhecer para Compreender
Ref: 978-85-473-0967-1O livro Estilos de liderança de professores: conhecer para compreender apresenta uma narrativa sobre os estilos de liderança adotados pelos professores.
Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:
- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle) - Google Play Livros
- Apple Books - Cultura/Kobo
ISBN: 978-85-473-0967-1
ISBN Digital: 978-65-5523-895-2
Edição: 1ª
Ano da edição: 2018
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 169
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Célio Rodrigues Leite.
O livro Estilos de liderança de professores: conhecer para compreender apresenta uma narrativa sobre os estilos de liderança adotados pelos professores. A obra propõe-se a identificar os estilos de liderança de professores, sobretudo da escola pública, a partir das percepções dos alunos. O autor descreve os quatro estilos de liderança de professores, de acordo com a base teórica estudada, a considerar: autoritativo, autoritário, negligente e permissivo, baseado na Teoria dos Estilos Parentais. Tal modelo refere-se à análise do comportamento de professores a partir das dimensões: responsividade, exigência e controle coercitivo. Essas dimensões podem influenciar o comportamento dos alunos e sofrer influência de diversas variáveis. Para a identificação de tais estilos, foi utilizado o Inventário de Estilos de Lidera nça de Professores (Ielp), construído por Batista (2013) e adaptado pelo próprio autor para a pesquisa que originou esta obra. Aborda ainda o quanto o controle coercitivo está presente em todos os estilos adotados pelos professores em sala de aula, mesmo naquele considerado o melhor estilo, o autoritativo, e identifica aquelas atitudes tomadas pelos professores em sala de aula, que os alunos percebem como adequadas ou inadequadas. No transcorrer da obra, o leitor terá oportunidade de refletir acerca das questões apresentadas, que envolvem o cotidiano da sala de aula, a partir de resultados de uma pesquisa empírica, realizada na escola pública, permitindo um amplo debate, de mútuo enriquecimento, podendo contribuir para a qualidade na interação com os alunos.