Eles Cruzaram o Abismo

Ref: 978-85-473-0429-4

4 Casos de Empresas Brasileiras que Fizeram do Empreendedorismo e da Inovação um Caminho para o Sucesso


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0429-4


Edição:


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 117


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 21 cm


1. Rodrigo Marçal Gandia.

2. Eduardo Gomes Carvalho.

3. Joel Yutaka Sugano.

Todos os dias novos empreendimentos são idealizados, criados e iniciam suas atividades. Entretanto, decorrido algum tempo, apenas alguns desses novos empreendimentos podem ser considerados um sucesso, sendo que grande parte, fracassa. Em Crossing the Chasm (sem tradução para o português), Geoffrey A. Moore oferece explicação para esse tipo de fracasso em empresas de alta tecnologia. Segundo Moore, o empreendedor deve buscar a transição de um mercado inicial dominado por poucos visionários para um mercado mainstream dominado por um grande grupo de consumidores, que são predominantemente de orientação pragmática. Contudo, Moore comparou essa transição a um abismo e apresentou algumas maneiras de o atravessar. Alguns autores expandiram esse conceito aplicando-o a outros produtos e mercados, que não são tecnológicos. Ademais, outras ferramentas e conceitos surgiram, agregando mais suportes ao portfólio dos empreendedores, tais como a startup enxuta e o modelo de negócios canvas. Assim, diversas leituras permaneceram à disposição dos empreendedores. Infelizmente tais obras abordavam em sua maioria exemplos quase que unicamente do mercado internacional e não atendiam aos pressupostos do mercado brasileiro, que possui características peculiares. Portanto, uma nova obra, que congregasse conceitos testados e aprovados, tornou-se necessário. Essa é a lacuna explorada na presente obra, que adota uma abordagem prática. Quatro empresas de diferentes ramos receberam visitas in loco, e entrevistas em profundidade garantiram o detalhamento de como tais iniciativas cruzaram o abismo. Duas empresas do agronegócio foram abordadas. A primeira empresa foi escolhida por desenvolver alimentos leves e saudáveis, com destaque para a linha de queijos, iogurtes e outros produtos lacfree. A outra empresa do agronegócio foi escolhida devido ao seu inovador café em sachê. O café também foi fundamental para uma empresa do ramo de cosméticos que desenvolveu uma linha totalmente nova de produtos baseada nessa matéria-prima. Por fim, uma empresa pertencente ao ramo de tecnologia de informação e comunicação não poderia deixar de estar presente. A abordagem prática e objetiva torna a leitura da presente obra indispensável para os que querem e estão iniciando-se no universo do empreendedorismo.