Campo Historiográfico-Educacional e Ensino
R$65.00
O livro Campo historiográfico-educacional e ensino apresenta mais do que um balanço das análises acerca de um tema pouco prestigiado. Apesar de, a princípio, parecer que um levantamento nos termos da produção do que se denominam aqui estudos e pesquisas sobre o Ensino de História da Educação – EHE seria de fácil realização, devido ao conhecimento empírico da observação corrente, que apontava para um número limitado de produção, situação essa desalentadora em termos de atenção e de produção, também indicada por muitos autores que tentaram desenvolver reflexões acerca do tema, verificou-se, porém, que não é bem assim.
AUTORES
O livro Campo historiográfico-educacional e ensino apresenta mais do que um balanço das análises acerca de um tema pouco prestigiado. Apesar de, a princípio, parecer que um levantamento nos termos da produção do que se denominam aqui estudos e pesquisas sobre o Ensino de História da Educação – EHE seria de fácil realização, devido ao conhecimento empírico da observação corrente, que apontava para um número limitado de produção, situação essa desalentadora em termos de atenção e de produção, também indicada por muitos autores que tentaram desenvolver reflexões acerca do tema, verificou-se, porém, que não é bem assim. Ao contrário, constata-se que se tem produzido volumes significativos de produções e publicações a respeito desse objeto de estudo, de forma que já despertam interesses por parte dos pesquisadores, ao lado de outros temas já consolidados no campo da História e da Historiografia da Educação no Brasil. O objetivo do livro é detectar e apresentar, para além das lacunas, os temas, os objetos, os tipos de abordagem, as fontes de pesquisas, na tentativa de contribuir para novas investigações e para um aprofundamento maior do tema. Acredita-se que é de suma importância voltar as atenções para o que vem sendo produzido em quantidade e qualidade, para que se possa tomar conhecimento do desenvolvimento das produções que se constroem científica e crescentemente em um movimento dinâmico, mas carente de divulgação e de difusão em larga escala, no sentido de abrir caminho para novas pesquisas e reflexões sobre o Ensino de História da Educação – EHE. Em síntese, trata-se de um investimento de pesquisa, cujo objetivo tem sido o de conhecer melhor o que se produz e o que se reproduz em História da Educação; de identificar e analisar os estudos e as pesquisas que têm como tema o Ensino de História da Educação no Brasil; e de analisar a situação do Ensino de História da Educação nos cursos e nas instituições em que essa disciplina tem sido ministrada.
Informação adicional
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-65-5523-120-5 |