DESCRIÇÃO
Neste livro intitulado Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multirreferenciais, objetivou-se reunir reflexões teóricas, pesquisas e relatos de experiências dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (Gpec), grupo vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano campus Catu. Trata-se de seu segundo volume de coletâneas (o primeiro foi publicado pela Edufba, em 2016). No ano em que comemora 10 anos de existência, o Gpec decidiu revisitar e aprofundar suas bases teóricas em reuniões quinzenais ocorridas durante a pandemia. Nesse sentido, a obra traz, na sua primeira parte, estudos de alguns de seus pesquisadores sobre as concepções que nortearão as ações do grupo nos próximos anos. Desde o ano de 2010, pesquisadores, discentes e egressos (do ensino médio integrado ao mestrado profissional) do Gpec têm desenvolvido diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão com as comunidades internas e externas, gerando produtos e processos educacionais no campo da Educação Científica, tais como o Programa Institucional de Extensão Ciência Itinerante (PCI), a Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica da Bahia (Femmic), a Feira de Iniciação Científica de Catu (FICC), o Programa de Formação em Recursos Humanos (PFRH) da Petrobras, os Laboratórios e Clubes de Ensino de Ciências Naturais, Humanas e de Matemática, a Revista Ciência Júnior e a Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Na segunda parte desta obra, estarão agregados os capítulos com reflexões sobre algumas dessas experiências. Em virtude de ter esta coletânea a autoria de autores de diversas áreas do conhecimento, elegemos o conceito de multirreferencialidade para ilustrar a ideia de que a Educação Científica pode ser lida, praticada e entendida de maneira diversa, democrática e complexa, que contribui para o processo formativo de estudantes e professores da educação básica.
LIVRO DIGITAL