R$70.00
Estudos de Língua e Linguagem: das teorias às vivências contempla, a partir de vieses diferentes: a relação língua-indivíduo-sociedade; uma análise dos vestígios de cultura em testemunhos de sujeitos ameríndios e uma apresentação de pressupostos que podem orientar o ensino de gramática a partir de um olhar enunciativo e operatório.
Estudos de Língua e Linguagem: das teorias às vivências contempla, a partir de vieses diferentes: a relação língua-indivíduo-sociedade; uma análise dos vestígios de cultura em testemunhos de sujeitos ameríndios e uma apresentação de pressupostos que podem orientar o ensino de gramática a partir de um olhar enunciativo e operatório.
Os autores, professores e pesquisadores da área de Letras, na segunda parte, interrogam-se como a cultura, pela perspectiva semiótica, pode beneficiar o letramento em sala de aula; trazem a reflexão sobre os processos de construção e compreensão a partir da convivência entre indígenas e não indígenas no espaço escolar; a discussão sobre a influência do discurso midiático dirigido a crianças, especificamente a meninas na faixa etária de 6 a 11 anos de idade; a análise de “Caramujo-Flor”, curta-metragem de Joel Pizzini, e a problemática que envolve a questão identitária dos cotistas, a partir de entrevistas.
A última parte traça um paralelo entre o narrador clássico conceituado por Walter Benjamin e o narrador de duas crônicas de Alice Vaz de Melo; reflete sobre os critérios de seleção de obras literárias na educação infantil e verifica a construção do imaginário cultural coletivo no ensino da nossa língua portuguesa, tão plural e diversificada quanto as abordagens desta coletânea.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-1125-4 |