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Nos últimos dois séculos a imprensa brasileira vem desempenhando um importante papel na construção e no fortalecimento das instituições nacionais. E, ao longo dessa trajetória, estabeleceu uma relação errática com o poder, ora servindo-o, ora servindo-se dele. E foi justamente dessa proximidade que surgiram os primeiros grandes empresários do jornalismo brasileiro, que apoiados nos novos conceitos de notícia, surgidos no final do século XIX, construíram fortuna e impérios.
Nos últimos dois séculos a imprensa brasileira vem desempenhando um importante papel na construção e no fortalecimento das instituições nacionais. E, ao longo dessa trajetória, estabeleceu uma relação errática com o poder, ora servindo-o, ora servindo-se dele. E foi justamente dessa proximidade que surgiram os primeiros grandes empresários do jornalismo brasileiro, que apoiados nos novos conceitos de notícia, surgidos no final do século XIX, construíram fortuna e impérios.
Este livro foi escrito com a intenção de desvendar os momentos e as condições em que as mudanças promovidas pela economia, pela política e também pela tecnologia impactaram a ação da imprensa no Brasil.
Essas mudanças, que numa perspectiva Weberiana chamamos de “mudanças estruturais”, se tornaram essenciais para que o jornalismo brasileiro alterasse sua característica fundamental, deixando de ser um jornalismo centrado nas questões políticas (e que vivia à sombra dos partidos e dos políticos) para se tornar comercial, competitivo, inspirado no jornalismo norte-americano.
Já para aqueles que se preocupam com o futuro do jornalismo e dos jornalistas, acreditamos que o livro deixa claro que as mudanças que ocorreram ao longo da história levaram ao fortalecimento da imprensa e à ampliação da sua influência junto sociedade. E estamos vivendo um importante momento de mudanças estruturais no jornalismo.
E por que seria diferente agora?
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-5523-333-9 |