Influências Etnomatemáticas em Salas de Aula: Caminhando para a Ação Pedagógica
R$60.00
O livro Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica busca associar os conteúdos matemáticos com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na área educacional, pois a aquisição do conhecimento matemático pode ser influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar.
AUTORES
DESCRIÇÃO
LIVRO DIGITAL
DESCRIÇÃO
O livro Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica busca associar os conteúdos matemáticos com as abordagens pedagógicas que são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na área educacional, pois a aquisição do conhecimento matemático pode ser influenciada de acordo com as considerações culturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Dessa maneira, o principal objetivo deste livro é discutir as influências culturais existentes no processo de ensino e aprendizagem em Matemática que é desencadeado em salas de aula por meio do debate sobre a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar. Essa discussão pode proporcionar uma atitude reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, que é necessária para o trabalho educacional com as comunidades escolares. O trabalho pedagógico, assim direcionado, permite uma análise mais abrangente do contexto escolar, pois as práticas pedagógicas transcendem o espaço físico e passam a acolher os saberes e fazeres presentes no contexto sociocultural dos alunos. A proposta pedagógica da utilização de influências etnomatemáticas em salas de aula é tornar a matemática viva ao trabalhar com situações reais, no tempo e no espaço, por meio de análises, questionamentos e críticas sobre os fenômenos cotidianos, pois é na própria comunidade que a escola, em seu trabalho pedagógico, pode encontrar o conteúdo dos elementos didáticos e pedagógicos necessários para o desenvolvimento do currículo matemático. Assim, esperamos que este livro possa auxiliar no aprofundamento dos conhecimentos e das discussões relacionadas com as influências etnomatemáticas em sala, que visa a compreender as suas implicações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem em matemática, pois existe a necessidade de compreendermos a congruência cultural entre os saberes adquiridos na comunidade escolar e na escola.
LIVRO DIGITAL
Informação adicional
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-0759-2 |