R$60.00
A ideia de elaborar o livro Pedagogia do acolhimento e da adaptação surgiu na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, na turma do terceiro semestre, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, em que os universitários deveriam realizar uma atividade de campo em uma instituição pública ou privada.
A ideia de elaborar o livro Pedagogia do acolhimento e da adaptação surgiu na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, na turma do terceiro semestre, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, em que os universitários deveriam realizar uma atividade de campo em uma instituição pública ou privada.
Durante a etapa de observação e coleta de informação que foi desenvolvida em uma escola pública, no ensino infantil, do fundamental I, na cidade de Quixadá, notou-se a di-culdade e o sofrimento de uma parte das crianças ao se depararem com o ambiente escolar, sendo um caso que afetava não somente os alunos, mas a escola, os professores e a família.
O estudo passou por várias etapas e a cada semestre ganhava forma. O conteúdo foi ampliado em contato com o Programa de Residência Pedagógica, os Estágios Supervisionados, o Projeto de Pesquisa, a monogra¬a e a especialização, na busca por reunir a maior quantidade de informação teórica e prática no período de 2017 a 2019.
A obra apresenta a trajetória histórica, as leis, as políticas nacionais, a função da escola, a participação da família, o papel do docente e o relato das pedagogas, bem como o quanto é importante o colégio trabalhar a adaptação das crianças, pois não se trata apenas de um nível escolar, mas, principalmente, de um período que envolve o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos educandos.
Mediante o contexto exposto, tornou-se relevante abordar o processo adaptativo dos educandos na escola como um modo de analisar o processo de acolher a criança perante a complexidade de se adaptar à realidade escolar, ainda mais quando não existe uma formação especí¬ca, e a maioria dos pro¬ssionais trabalha utilizando a experiência adquirida.
A referida obra levará o público a ter contato com um estudo teórico e prático que auxiliará a escola, os professores e a família no momento de trabalhar o processo de acolhimento e da adaptação. Para isso, demonstra a importância de os pais preparem os ¬lhos para tal período escolar, de a gestão procurar realizar uma atividade em conjunto com os docentes, da construção de um planejamento especializado, na elaboração de propostas pedagógicas orientadas e a participação colaborativa de todos os responsáveis.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-250-0017-6 |