DESCRIÇÃO
A Educação é um direito fundamental de todos, mas infelizmente nem todos têm acesso facilitado a ela, especialmente quando falamos do ensino médio em regiões remotas, como a Amazônia. No entanto, a mediação tecnológica na educação tem se apresentado como uma excelente oportunidade para superar esse desafio e proporcionar oportunidades de aprendizado para os alunos e professores da região.
A região amazônica, especificamente o estado de Rondônia, abriga uma grande diversidade de comunidades e uma vasta extensão territorial. Muitas dessas comunidades estão localizadas em áreas de difícil acesso, muitas vezes isoladas do restante do país. Essa realidade dificulta o acesso à educação de qualidade, incluindo o ensino médio.
O livro A educação mediada por tecnologia na Amazônia fez uma análise sobre as possibilidades de escolhas provocadas pela Educação Mediada por Tecnologia, na percepção do egresso, em Calama, distrito de Porto Velho, situado em plena Floresta Amazônica e distante 205 quilômetros da capital de Rondônia. Esta obra pretende verificar quais apropriações que os egressos do Ensino Médio Mediado por Tecnologia tiveram em sua vida. Busca, ainda, investigar a estrutura física para transmissão das aulas disponibilizadas pelos órgãos públicos, além de diagnosticar a política pública de acesso à educação e sua efetividade pelo olhar dos egressos.
Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito egressos do ensino médio da escola General Osório, no distrito de Calama.
A partir das observações realizadas com a coleta de dados e os estudos teórico-conceituais, foi possível mostrar que o EMMT é uma ferramenta que possibilita aos alunos não apenas obter o conhecimento que poderiam ter em um modelo de ensino presencial, mas que, mesmo estando em um lugar distante, permite que eles possam se conectar com o mundo. Eles percebem que, estando em Calama ou em qualquer outro lugar, existem muitas possibilidades para fazerem suas escolhas além das que eles tiveram até aquele momento em que ficaram frente a frente com uma nova tecnologia usada na Educação. Outro achado é que o EMMT possibilitou que os alunos pudessem estudar com professores formados na área da disciplina ministrada, o que não era possível no modelo tradicional.
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