DESCRIÇÃO
Este projeto trata dos problemas que envolvem a afinação. O ato ou efeito de afinar envolve fatores que são em grande parte desconhecidos dos instrumentistas de cordas. Em primeiro lugar, buscou-se o conceito da palavra afinação e sua abrangência. Em seguida, foram pesquisados os problemas relativos à construção e manutenção de instrumentos de cordas e suas consequências na afinação. Foram realizadas pesquisas sobre os três sistemas de afinação utilizados em instrumentos de cordas friccionadas, ou seja: sistema pitagórico, sistema natural e sistema temperado e sua utilização, de acordo com as situações que surgem na atividade cotidiana do instrumentista. Foram estudados também, os problemas anatômicos e de postura em seus aspectos gerais e peculiares a cada pessoa. Por fim, foi abordada a importância das memórias cinestésicas na aprendizagem de instrumentos de cordas.
Com esta pesquisa, chegou-se à conclusão de que afinar de uma forma irrepreensível e incontestável é praticamente impossível. É necessário, no entanto, o conhecimento dos vários fatores que envolvem o processo de afinação, para que haja uma postura flexível frente às diversas situações que se apresentam para o músico, sejam elas de caráter interpretativo ou relacionadas com os diferentes grupos musicais nos quais o instrumentista possa participar.
O valor do professor no processo de aprendizagem é ressaltado como meio de despertar o aluno para a importância de um constante autocontrole, ajudando-o a encontrar o caminho que melhor se adapte às suas necessidades.
Afinar envolve um processo constante de aprimoramento, processo esse que é inerente ao ser humano.
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