DESCRIÇÃO
“Autismo na Educação Infantil” traz aspectos teóricos norteadores baseados na interação social a partir da perspectiva sócio-histórica de Vigotski. São importantes discussões envolvendo aspectos centrais do autismo; inclusão escolar; e as práticas docente e pedagógica nesse espaço.
A obra de Carol Mota oferece um panorama geral para compreensão do autismo nesse contexto. A abordagem inclui aspectos sociocomunicacionais e sensório-motores; e conta com a realização de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar se/como a prática docente pode favorecer a interação social e inclusão escolar de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil.
Para tanto, Carol realizou três estudos de caso com crianças com TEA, suas respectivas professoras e mediadoras no contexto de inclusão na educação infantil. Para construção dos registros, a autora realizou a videogravação das interações e dinâmicas no ambiente escolar, além de entrevista semiestruturada com as professoras.
A autora realiza uma análise minuciosa dos vídeos a partir dos registros e comenta com embasamento teórico os episódios analisados. Seu objetivo aqui é levar leitoras e leitores a uma compreensão ampla a respeito da temática.
Esta leitura é um convite para compreensão do contexto de inclusão escolar e interação social de crianças com TEA; e sobre como as práticas docente e pedagógica podem tecer importantes contribuições nesse contexto, com possibilidades e conteúdos que podem auxiliar profissionais e familiares.
LIVRO DIGITAL