DESCRIÇÃO
O estudo analisa as possibilidades de uso da literatura infantil no desenvolvimento emocional da criança e o fortalecimento da sua autoestima. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação com dados produzidos em encontros com crianças em uma escola municipal.
Foram exploradas quatro obras de literatura infantil: Esquisita como Eu, de Martha Medeiros, Monstros e Ladrões, de Celso Gutfreind, Os Problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari, e Diversidade, de Tatiana Belinky. Na sequência, as crianças produziram um livro, contando sua própria história. Os dados coletados indicam que ao identi¬carem suas esquisitices, seus medos, as diferenças familiares e suas próprias diferenças, as crianças estão se conhecendo e aprendendo a gostar de si e dos outros.
A partir das obras selecionadas, elas puderam falar e representar os seus sentimentos. A biblioterapia pode auxiliar crianças que apresentam desorganização em seus sentimentos e autoestima baixa a se compreenderem como agentes e autores de suas ações, melhorando seu relacionamento consigo mesmas e com os outros. Gostar de si é sentimento imprescindível para vir a gostar dos outros e a ser gostado por eles.
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