Complexidade e Dialogia em Educação: Bases Epistemológicas para a Formação Virtual Continuada e o Currículo em Ação
R$81.00
A obra Complexidade e dialogia em educação: bases epistemológicas para a formação virtual continuada e o currículo em ação mostra um novo paradigma de educação, currículo e formação de educadores para uso das tecnologias e dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A autora criou e analisou uma experiência de formação continuada de docentes em ambiente digital, por meio da metodologia da pesquisa-ação qualitativa, associada à análise de conteúdo (AC) e à técnica do emparelhamento.
AUTORES
A obra Complexidade e dialogia em educação: bases epistemológicas para a formação virtual continuada e o currículo em ação mostra um novo paradigma de educação, currículo e formação de educadores para uso das tecnologias e dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). A autora criou e analisou uma experiência de formação continuada de docentes em ambiente digital, por meio da metodologia da pesquisa-ação qualitativa, associada à análise de conteúdo (AC) e à técnica do emparelhamento. O estudo foi organizado em dois planos: o plano da formadora e o plano da pesquisadora. No primeiro plano, a formadora, após ter criado e desenvolvido, junto a uma equipe, um curso livre de Metodologia e Prática do Ensino de Línguas – uma experiência de aprendizagem colaborativa, no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc –, descreve-o. No segundo plano, a pesquisadora se desloca da descrição do curso para uma análise global crítica e reflexiva das contradições entre o planejamento e o desenvolvimento, entre a tecnologia e sua aplicação e entre a teoria e a prática do curso, que se tornou objeto de pesquisa, por meio do cotejo entre categorias de análise. As categorias originaram-se da teoria da complexidade, auto-organização e dialogia
e se distribuíram para o tratamento das emergências e incongruências na interação tecnologia e operacionalização; para compreender as contradições da dinâmica ao interpretar os discursos dos participantes nos fóruns; para estudar a linearidade e a não linearidade entre teoria e prática no ensino-aprendizagem em ação. Fez-se necessário um deslocamento “exotópico” da coordenadora e formadora para a pesquisadora, a fim de se extrair uma síntese, não conclusiva, do aprendizado para fundamentar uma proposta de planejamento aberto a um currículo de educação continuada em ambiente virtual estruturado na pedagogia dialógica e complexa “para” e “em” ação.
Este livro é destinado a estudantes, pesquisadores, docentes da área das humanas e, por centrar-se na abordagem epistemológica ou da teoria do conhecimento, pode ser bastante útil para professores de todas as áreas do conhecimento que desempenham com seriedade, senso de justiça e responsabilidade social seu papel de educador de gerações.
A educação e a formação continuada; ambientes virtuais de aprendizagem; epistemologia da complexidade dialogia, currículo em ação; constituem a nomenclatura-chave deste livro.
Informação adicional
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-250-1105-9 |