R$81.00
Pretendo mostrar com este livro que o conhecimento das teorias de aprendizagem interfere positivamente no ensino da dança. Para tal, investiguei as teorias construtivistas de Jean Piaget, L. Vigotsky e Henri Wallon como suporte do entendimento de conceitos utilizados por David Ausubel em sua teoria da aprendizagem significativa, destaque teórico deste meu trabalho. Além de apresentar a teoria de Ausubel, procurei relacioná-la com as anteriores e com o ensino da dança na escola pública, bem como com os pensamentos transdisciplinares de Edgar Morim e com alguns conceitos desenvolvidos por Michel Maffesoli. Essa relação acontece a partir da história da implantação do primeiro curso Técnico em Dança com Matriz curricular integrada do Brasil, na rede Faetec de ensino, no Rio de Janeiro.
Pretendo mostrar com este livro que o conhecimento das teorias de aprendizagem interfere positivamente no ensino da dança. Para tal, investiguei as teorias construtivistas de Jean Piaget, L. Vigotsky e Henri Wallon como suporte do entendimento de conceitos utilizados por David Ausubel em sua teoria da aprendizagem significativa, destaque teórico deste meu trabalho. Além de apresentar a teoria de Ausubel, procurei relacioná-la com as anteriores e com o ensino da dança na escola pública, bem como com os pensamentos transdisciplinares de Edgar Morim e com alguns conceitos desenvolvidos por Michel Maffesoli. Essa relação acontece a partir da história da implantação do primeiro curso Técnico em Dança com Matriz curricular integrada do Brasil, na rede Faetec de ensino, no Rio de Janeiro. O curso foi criado em 2010, começando as atividades em 2011 e decorreu de uma experiência muito frutífera na dança educação carioca: a Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, que em 2019 completa 20 anos de existência! Dessa forma, este livro torna-se relevante para estudantes de Dança, Artes, Educação, Educação Física, e professores em geral, interessados em pensar que, independentemente do subsídio técnico utilizado, caberá ao professor de Dança um ofício de artesão de significados e multiplicador de subjetividades para a realização de um trabalho realmente significativo.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-2995-2 |