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Este livro busca expor os desafios que a escola enfrenta na efetivação dos direitos humanos para todos. O intuito da pesquisa não foi o de apontar os erros dos envolvidos no processo educacional. Pretende-se, então, contribuir para o debate sobre esses grandes problemas atuais, que se vinculam diretamente com a luta para o reconhecimento e respeito aos direitos do homem, relacionando-os com as questões do país e da escola.
Faz-se uma alusão a importância da educação e o papel do educador na cooperação para a construção de uma nova sociedade, mais esclarecida. Propõe-se, também, uma abordagem dos direitos humanos na educação enquanto processo fundamental de formação do cidadão, para potencializar o pleno exercício da cidadania.
As questões apontadas nesta obra estão presentes no contexto escolar, seja na prática educativa ou nas ideias que a orientam. A seleção dos conteúdos a serem trabalhados, o tipo de relações humanas que serão promovidas e discutidas no ambiente escolar, a definição dos métodos, as formas de avaliação, a constituição do Projeto Político Pedagógico da escola, os modos de organização do espaço e do tempo dos alunos são sempre decisões ético-políticas mais que meramente técnicas.
Este livro busca expor os desafios que a escola enfrenta na efetivação dos direitos humanos para todos. O intuito da pesquisa não foi o de apontar os erros dos envolvidos no processo educacional. Pretende-se, então, contribuir para o debate sobre esses grandes problemas atuais, que se vinculam diretamente com a luta para o reconhecimento e respeito aos direitos do homem, relacionando-os com as questões do país e da escola.
Faz-se uma alusão a importância da educação e o papel do educador na cooperação para a construção de uma nova sociedade, mais esclarecida. Propõe-se, também, uma abordagem dos direitos humanos na educação enquanto processo fundamental de formação do cidadão, para potencializar o pleno exercício da cidadania.
As questões apontadas nesta obra estão presentes no contexto escolar, seja na prática educativa ou nas ideias que a orientam. A seleção dos conteúdos a serem trabalhados, o tipo de relações humanas que serão promovidas e discutidas no ambiente escolar, a definição dos métodos, as formas de avaliação, a constituição do Projeto Político Pedagógico da escola, os modos de organização do espaço e do tempo dos alunos são sempre decisões ético-políticas mais que meramente técnicas.
Portanto, não somente na atividade do professor, mas também em sua formação, a discussão dos direitos humanos e as questões envolvidas nela devem estar presentes. E sua característica não deve ser a de um conteúdo a ser trabalhado, mesmo que como disciplina transversal, mas como uma vivência, uma prática, um exercício efetivo para a construção da cidadania.
Acredita-se que a escola deve instruir os educandos a conhecerem seus direitos e deveres e a colocá-los em prática. Agindo assim, certamente esses estudantes serão motivados para comentarem a declaração dos direitos universais na família, Igreja e na sociedade de modo geral.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-3007-1 |