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Este livro aborda o tema da educação pública brasileira após seu processo de “massificação”. Partindo da hipótese de que as escolas públicas são produtoras de segregação urbana, os objetivos deste livro são: refletir sobre o lugar que a instituição escolar ocupa no projeto de vida de famílias populares moradoras de favelas e periferias e investigar qual o grau de participação dos responsáveis no processo de escolarização de seus filhos.
Este livro aborda o tema da educação pública brasileira após seu processo de “massificação”. Partindo da hipótese de que as escolas públicas são produtoras de segregação urbana, os objetivos deste livro são: refletir sobre o lugar que a instituição escolar ocupa no projeto de vida de famílias populares moradoras de favelas e periferias e investigar qual o grau de participação dos responsáveis no processo de escolarização de seus filhos. Para isso, utilizou-se alguns dos dados produzidos por um survey realizado em 2010 junto a pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas moradores de favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro. As conclusões são surpreendentes, pois apontam que a escola é uma parte importante no cotidiano das famílias populares, ao contrário do discurso que persiste em afirmar que há desinteresse dos pais e responsáveis na vida escolar de seus filhos. Tais conclusões levam-nos a refletir sobre os diferentes aspectos que incidem sobre a relação da escola com a família e sobre os fatores que contribuíram para a fragilização do papel institucional da escola.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-4635-5 |