DESCRIÇÃO
A obra Formação permanente e colaborativa: possibilidades e inspirações é um debruçar-se sobre as trajetórias e saberes de profissionais que descrevem suas vivências e as interpretam sob seus pontos de vista, com embasamento teórico consistente, extraído da dodiscência, como dizia Paulo Freire, que é a desejável postura de eterno aprendiz por parte da educadora e do educador.
Destinada às professoras, aos professores, às gestoras e aos gestores, que no dia a dia fazem história e deixam memórias, sujeitos que mesmo diante da pandemia que nos sobreveio não pararam de pensar em como “dar conta” de viver um contexto turbulento e complexo, mas que nos compeliu a seguir em frente para que a formação de crianças e jovens permanecesse.
São cenas do cotidiano do “chão da escola”, pisado em contextos os mais diversos, ainda que mais recentemente o tenha sido de outras maneiras, sem a presença física, pois fomos obrigadas e obrigados a nos isolar, mas carregamos a escola para dentro de nossas residências, fazendo com que a vida escolar continuasse pulsando, com as histórias reais e singulares que constituíram os fatos históricos dos processos de ensino-aprendizagem de todas as pessoas envolvidas.
A docência e a gestão se constituem em trabalho de interação humana e cada capítulo desta obra possui identidades e percursos únicos. Por essa razão, a nossa pretensão é que sirvam de reflexão, inspirem ações e construção de outros saberes, compreendendo que as leitoras e os leitores darão sentido de acordo com as suas vivências. O fio condutor que une as nossas histórias é a formação de profissionais da docência e da gestão, em seus territórios tão distintos, antropológico e plural.
LIVRO DIGITAL