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As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade.
As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade. As perdas de alunos que iniciam, mas não terminam os cursos geram impactos acadêmicos, econômicos e sociais. Neste livro, trataremos dos fatores que motivam os alunos a tomarem a decisão de permanecer ou se evadir do curso, desdobrando-se em como analisar o perfil socioeconômico dos alunos. Apresentamos, ainda, as políticas públicas que contemplam a educação superior brasileira, o histórico e a evolução da educação no Brasil, o conceito de EaD e sua evolução, o conceito de Gestão da Permanência e seus paradigmas, permanência e evasão no ensino superior e os modelos teóricos e empíricos sobre permanência e evasão, dentre os quais destacam-se o Modelo do Processo de Abandono de Spady (1970), a Teoria da Integração de Tinto (1993), do Aprendizado de Vygotsky (1993), da Expectativa de Vroom (1995), dos estudos pioneiros de Rovai (2003) e da Causalidade da Evasão de Cislaghi (2008). A situação-problema foi diagnosticada e foi possível observar o contexto da realidade investigada para fins de comparação e ratificação dos resultados encontrados na pesquisa. A leitura deste livro ajudará na compreensão dos fenômenos influenciadores para a decisão de permanecer ou evadir de um curso.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-0514-7 |