DESCRIÇÃO
Paulo Bretas Vilarinho Junior analisa o tema das relações entre política, ideologia, educação e governo na gestão da FAETEC, por meio da participação dos dirigentes e militantes do PCdoB, durante o governo Anthony Garotinho/Benedita da Silva, entre 1999 e 2002. Os procedimentos metodológicos utilizados articularam três movimentos simultâneos que possibilitaram maior apreensão da totalidade estudada: 1. a revisão de literatura, visando estruturar uma base teórica de referência e de análise da realidade atual, nas suas dimensões conjunturais e estruturais, abordando os temas “globalização” e neoliberalismo; o papel do Banco Mundial na definição das políticas educacionais no Brasil; a nova LDB e a educação profissional e o Decreto n.º 2.208/97; a terceira Revolução Industrial e a reestruturação produtiva e gerencial; o histórico do PCdoB; a evolução na posição do partido em relação à participação em cargos executivos no capitalismo; a evolução do conceito de Estado no marxismo; 2. a realização de entrevistas semiestruturadas com dirigentes e militantes do PCdoB que participaram de direção/coordenação na estrutura da FAETEC, a fim de obter dados sobre a política da fundação no período e levantamento via fontes primárias (documentos oficiais, informativos) acerca da relação entre a política oficial da fundação e seus desdobramentos concretos; 3. a consulta ao programa do PCdoB; às resoluções do 9° e 10° Congressos; às resoluções da 10ª e 11ª Conferências Estaduais do Rio de Janeiro; às resoluções da Comissão Política Nacional e do Comitê Central e às resoluções do Secretariado, da Comissão Política e do Comitê Estadual do Rio de Janeiro do período estudado, a fim de conhecer as propostas sobre a educação e a participação em cargos executivos (em governos) e o tratamento político que o tema obtinha das Direções Estadual e Nacional do partido, para cotejá-las com a prática verificada. O trabalho também aponta perspectivas de como articular a relação ideologia – programa político – educação – administração concreta, discutindo ainda os dilemas e as possibilidades do projeto de educação popular no interior do capitalismo.
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