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Motivado por uma investigação radical sobre o ser humano e suas propriedades e possibilidades existenciais, o autor buscou construir e inventar uma ontologia do restauro, requerendo, para tanto, uma Hermenêutica do Restauro, que também é uma “fenomenologia da presença”, compreendendo como o constructo Dasein se define como “cura”, pois o ser humano é um ser pertencente à “cura”, e intuindo como o termo “cura” pode ser ressignificado no termo “restauro”.
Motivado por uma investigação radical sobre o ser humano e suas propriedades e possibilidades existenciais, o autor buscou construir e inventar uma ontologia do restauro, requerendo, para tanto, uma Hermenêutica do Restauro, que também é uma “fenomenologia da presença”, compreendendo como o constructo Dasein se define como “cura”, pois o ser humano é um ser pertencente à “cura”, e intuindo como o termo “cura” pode ser ressignificado no termo “restauro”. Em uma “ontologia do restauro”, o que está em questão é o modo de comportamento do ser investigado: o ser humano. Comportando-se como um ser aos cuidados da “cura”, o humano repete a instalação do ser que é seu impulso e seu desejo de “querer-ser”, “saber-ser”, “fazer-ser”. Restaurar é o ato ontológico que repete a dação do ser em seu mundo em desenvolvimento. Restaurar é ser humanos pelo acontecimento do conhecimento comum que pode se tornar público e compartilhado. O que leva, afinal, ao reconhecimento da importância de se conhecer o lugar do ser humano no mundo da vida? Pode levar, de algum modo, ao desvelamento do sentido do ser em situação, o que significa que toca a cada um em sua singularidade irredutível compreender-se como fluxo e passagem, transformação e salto de natureza. Compondo um caminho interrogante que vai sendo desfiado passo a passo, o autor assume para si a tarefa de uma elucidação do conhecimento humano, realizando um questionamento radical sobre si mesmo, cujo efeito é uma irredutível singularidade própria e apropriada. Ao enveredar pela fenomenologia de Husserl encontra o sentido do método como investigação filosófica primeira que implica o próprio ser de quem interroga em sua fugacidade inevitável. Ao confrontar-se com o pensamento de Heidegger, germinou a compreensão da Hermenêutica do Restauro, que é também o divisar de outras possibilidades ainda impensadas, um deslocamento do eurocentrismo para o cosmo multicentrado.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-4354-5 |