Juntos e misturados
R$45.00
Este livro apresenta um estudo que se fundamenta no pensamento freireano, unindo duas contribuições de sua vasta obra: a pedagogia dialógica e o círculo de cultura, para apoiar a introdução de mudanças paradigmáticas que viessem a se constituir em inovação pedagógica, numa prática comum em escolas das zonas rurais brasileiras, que são as classes multisseriadas.
AUTORES
DESCRIÇÃO
LIVRO DIGITAL
DESCRIÇÃO
Este livro apresenta um estudo que se fundamenta no pensamento freireano, unindo duas contribuições de sua vasta obra: a pedagogia dialógica e o círculo de cultura, para apoiar a introdução de mudanças paradigmáticas que viessem a se constituir em inovação pedagógica, numa prática comum em escolas das zonas rurais brasileiras, que são as classes multisseriadas. Para tanto, descreve a organização e a dinâmica de uma classe multisseriada que pressupõe, na organização de seu processo de ensino-aprendizagem, a inclusão de estudantes de diferentes séries, com diferentes níveis de desempenho cognitivo e de faixa etária e que, devido a essa heterogeneidade, constitui-se em imenso desafio para os professores de zona rural, despreparados para atuar com tal diversidade. Nessa perspectiva, propõe o formato de um círculo de cultura, prática intrinsecamente dialógica utilizada na organização de grupos sociais, como estratégia de organização possível nessa classe. O lócus deste estudo foi uma classe multisseriada de uma escola municipal da cidade de Itapissuma, no estado de Pernambuco, no Brasil. Foram realizadas observações depois de organizar a sala no formato e nas orientações teórico-metodológicas do círculo de cultura, ao mesmo tempo que foram descritos os eventos ali ocorridos. Os dados construídos apontam para a possibilidade de se considerar a introdução do círculo de cultura em uma classe multisseriada como inovação pedagógica, na medida em que foram rompidos alguns procedimentos impregnados na prática pedagógica tradicional dessas classes, como o planejamento das atividades que passou a ser elaborado coletivamente, a partir de temas geradores sugeridos pelos estudantes e as tarefas que passaram a incentivar mais a criatividade do que a repetição de modelos. Essa inovação, caracterizada como Inovação Pedagógica Dialógica, vem subsidiada pelas contribuições da pedagogia de Paulo Freire, pelo fato de o diálogo ter sido vivenciado constantemente na prática da sala de aula, entre os educandos e entre estes e os educadores, sendo facilitado pelo formato do círculo de cultura.
LIVRO DIGITAL
Informação adicional
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 9786525018515 |
Páginas | 163 |