DESCRIÇÃO
Este livro, trilhando um percurso teórico-metodológico praxiológico de Pierre Bourdieu, faz uma análise da cumplicidade ontológica entre as estruturas objetivas e as disposições subjetivas, no processo de desenvolvimento das categorias de percepção e representações sociais, por parte dos discentes concluintes do ensino médio, quanto às abordagens sociológicas (conceitos, temas e teorias) em obras da literatura brasileira. Tal análise possibilita compreender como as estruturas estruturadas (opus operantum) e as estruturas estruturantes (modus operandi) estabelecem relações dialéticas entre as estruturas objetivas (campo) e as disposições subjetivas (habitus), no processo de apropriação das categorias de percepção (capital cultural incorporado). A obra é um convite à reflexão sobre o estudo sociológico da percepção sociológica no contexto literário do ponto de vista dos enredos sociais presentes e identificados na produção de autores críticos da literatura brasileira, portanto é evidentemente delineada pela interdisciplinaridade (Sociologia e Literatura). A transmissão do capital cultural incorporado se dá, predominantemente, por meio da família e/ou da escola. Para as famílias desprovidas do acesso às diversas formas de capital (econômico, cultural, simbólico, social, linguístico e tecnológico), o campo educacional passa a ter importante papel na institucionalização, principalmente desse tipo de capital (cultural incorporado). Se os recortes metodológicos são imprescindíveis no ensino de Sociologia, assim como a prática educativa interdisciplinar, ao final do ensino médio, os estudantes de Almadina-BA são capazes de identificar abordagens metodológicas da Sociologia no contexto literário? Buscarei respostas para os seguintes questionamentos: a escola tem contribuído para romper com a reprodução coercitiva do campo relacional? Tem instituído disposições subjetivas de orientação prática que facilite a aquisição das diversas formas de capital? Ou tem apenas legitimado as desigualdades existentes no contexto social em que se encontra inserida? O(a) caro(a) leitor(a) poderá constatar que o reduzido hábito de leitura, no campo relacional familiar e escolar, tem implicações diretas na incapacidade de distinção dos recortes metodológicos da Sociologia no contexto literário e nas formas de representação social sobre os elementos extrínsecos desse enredo. Então mergulhe nesse conteúdo marcante, de fácil erudição sobre a interessante vertente da Sociologia do ensino de Sociologia, tematizado como percepções das abordagens sociológicas em obras literárias. Ótima leitura!
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