R$72.00
O livro Prática Docente + Pedagogia – Indisciplina, além de trazer um panorama da educação brasileira sobre as mudanças ocorridas no ensino médio desde a década de 30 aos dias atuais, apresenta a pedagogia de projeto como uma metodologia que muito pode contribuir para a minimização da indisciplina dos estudantes na sala de aula, favorecendo o processo ensino-aprendizagem.
É demonstrado, também, que a metodologia da pedagogia de projeto tem proporcionado a mudança de postura do estudante, pois, sendo este responsabilizado pela construção do conhecimento, e desta feita coparticipante do processo ensino-aprendizagem, o desinteresse ora pertinente nas salas de aula passa a dar lugar ao estudante comprometido e interessado ao que está sendo proposto para o seu desenvolvimento intelectual.
O livro Prática Docente + Pedagogia – Indisciplina, além de trazer um panorama da educação brasileira sobre as mudanças ocorridas no ensino médio desde a década de 30 aos dias atuais, apresenta a pedagogia de projeto como uma metodologia que muito pode contribuir para a minimização da indisciplina dos estudantes na sala de aula, favorecendo o processo ensino-aprendizagem.
É demonstrado, também, que a metodologia da pedagogia de projeto tem proporcionado a mudança de postura do estudante, pois, sendo este responsabilizado pela construção do conhecimento, e desta feita coparticipante do processo ensino-aprendizagem, o desinteresse ora pertinente nas salas de aula passa a dar lugar ao estudante comprometido e interessado ao que está sendo proposto para o seu desenvolvimento intelectual.
Entretanto também tive a preocupação de destacar nesta obra que o professor, ao desenvolver a metodologia da pedagogia de projeto, é beneficiado, pois essa prática pedagógica abre espaço para ampliar seus horizontes, proporcionando-lhe uma nova visão de mundo no tocante ao processo ensino-aprendizagem. Há crescimento pessoal e profissional, passando a ter um novo olhar sobre seu fazer pedagógico na sala de aula e a particularidade de cada um dos estudantes. Sentindo-se realizado e mais motivado para exercer suas atividades pedagógicas por conta das respostas obtidas nos trabalhos desenvolvidos pelos discentes.
O livro destaca que a prática docente subsidiada pela pedagogia de projeto proporciona ao professor a realidade vivida em sala de aula, e, ao aplicá-la, está instigando o estudante a desenvolver pesquisas, a ir à busca de novos conhecimentos, como também, possibilita a descentralização da figura do professor como detentor do saber tornando-o mediador no processo ensino-aprendizagem. Assim, nessa relação, ocorre a troca de saberes. Então, a prática docente vinculada à pedagogia de projeto, muito contribuirá para o desenvolvimento humano integral do educando, e possibilitará desenvolver competências múltiplas, favorecendo a construção de sujeitos autônomos e emancipados.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-3090-3 |