DESCRIÇÃO
Este livro parte da compreensão de que a educação como prática mediadora da história do homem é particularmente afetada por grandes transformações em São Rafael, cidade situada no estado do Rio Grande do Norte. A autora busca, nesta obra, analisar os impactos educacionais e sociais da construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na Escola Estadual Tristão de Barros, no âmbito do processo migratório da Cidade de São Rafael/RN, decorrente de questões políticas, sociais e geográficas na década de 1970. Mediante uma abordagem qualitativa, envolvendo os estudos bibliográfico e documental, o livro adota alguns procedimentos técnicos próprios da pesquisa etnográfica, que, por meio das narrativas, dá voz a oito moradores da região, três professores e cinco ex-alunos da escola, campo de pesquisa. Assim, foram destacadas as percepções desses sujeitos acerca do objeto de estudo e as tradições da sociedade local à época. Compreende-se que as tradições e as vivências de um povo permitem a continuidade de uma determinada cultura e se refletem no sistema educacional e social. Estudos de Carlos (2004) e Ponce (2005) apontam que o processo educacional na formação cultural de um povo sofre modificações desde os primórdios da história. Para esses autores, uma cidade não é apenas uma construção humana, mas um produto social ou trabalho materializado, acumulado ao longo do processo histórico que perpassa por gerações. O processo educacional enquanto construção humana historicamente situada perpassa também por questões culturais, sociais, políticas e econômicas. No percurso metodológico, a entrevista e a observação foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados e informações que, por meio da triangulação, permitiram sistematizar e apurar o significado dos dados, desvelando aspectos importantes no processo de construção do conhecimento acerca do objeto de estudo. A pesquisa desvelou que a construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na década de 1970, provocou mudanças significativas na organização do ensino da Escola Estadual Tristão de Barros, assim como suscitou transformações radicais na vida das pessoas, devido à desapropriação da cidade de São Rafael, com a transferência de uma cidade inteira para outro espaço geográfico, a fim de atender aos interesses econômicos e políticos do Estado.
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