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Por Kely Cristina Santos, autora de A Escola: EJA – Uma Educação para e com Educandos Adultos em Meio à Pandemia… A Busca de uma Escola de Educação de Adultos Por Novos Caminhos para a Efetivação de seu Fazer Educativo

 

Os diretores escolares possuem extrema relevância para que todos os segmentos da unidade de ensino atendam, de maneira qualitativa, a sua comunidade. Ser diretor escolar é uma tarefa de grandes desafios. A ele atribui-se um conjunto de práticas relacionadas ao planejamento, a execução e a avaliação das ações desenvolvidas pela escola, concretizando assim, um projeto educacional.

Contudo, a formação de um diretor escolar não acontece de maneira apenas teórica, por meio das matérias voltadas à Administração Escolar. Farão parte de sua formação continuada o desenvolvimento de competências e habilidades resultantes de situações, como o tempo na função, a experiência acumulada, a reflexão crítica sobre seu fazer, a existência de bons modelos, parcerias produtivas e a postura permanente de estudante.

Diretores escolares que alcançaram êxito em suas atuações, para além do domínio dos processos administrativos e pedagógicos de sua escola, também desenvolvem atitudes de escuta, tanto de sua equipe quanto de sua comunidade, organizam encontros para tomadas de decisões, realizam a mediação de conflitos e promovem avaliações permanentes do trabalho escolar.

As ações cotidianas de um diretor escolar também exigem deste profissional da educação ferramentas que o auxiliem em suas tarefas, entre elas está o Projeto Político Pedagógico, o Planejamento Estratégico e o Portfólio Reflexivo.

Este conjunto de conhecimentos que o diretor escolar reúne ao longo de sua trajetória dá a ele uma identidade própria, colocando em evidência características positivas de seu fazer educativo, bem como indica pontos que precisam ser revisitados e qualificados na sua atuação.

O domínio sobre a modalidade de ensino na qual atua é outro ponto de relevância da ação do diretor escolar – saber dos objetivos gerais e específicos, das habilidades e competências a serem desenvolvidas e a concepção pedagógica que é trabalhada junto aos educandos de seu público, faz com que o acompanhamento e as orientações junto aos educadores tenham mais assertividade e alcancem resultados mais satisfatórios.

Ainda que haja todas essas considerações quanto a figura do diretor escolar, ainda é muito pequena a bibliografia que trata de sua formação, considerando a diversidade de situações com as quais lida diariamente. O mesmo acontece com cursos de qualificação da atuação profissional, que visam prioritariamente questões legislativas e administrativas.

A educação escolar é um processo intencional e sistemático, os profissionais devem elaborar e realizar um programa de experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala de aula e na escola. Isto requer ser um profissional de excelência – desenvolver um perfil articulador, comunicativo/dialógico, mediador, generoso enquanto parceiro mais experiente, praticar a boa escuta, ser curioso em saber mais.

Ao ressignificar sua prática e promover situações para a ampliação de sentidos das ações educativas planejadas pelos educadores, estará o diretor escolar contribuindo para que a escola seja um espaço de aprendizado de todos no coletivo da instituição.

Quer conhecer mais sobre a prática reflexiva de uma diretora escolar durante a pandemia? Conheça a obra A Escola – EJA uma escola para e com educandos adultos. Em meio a pandemia a busca de uma escola de educação de adultos por novos caminhos para a efetivação de seu fazer educativo, de Kely Cristina Santos, publicada pela Editora Appris.

 

 

Kely Cristina Santos está completando 37 anos na Educação. Cursou o antigo Magistério de segundo grau e é pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (FASB/1992). Depois de dez anos lecionando em escola particular, ingressou na rede municipal de ensino e há vinte anos é Diretora Escolar concursada, com passagens pela educação não formal, educação básica – infantil e fundamental e na modalidade de ensino profissionalizante.

Atuou no planejamento, implantação e execução das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos no município de São Bernardo do Campo entre os anos de 2012 e 2016, trabalhando como encarregada pedagógica, desenvolvendo processos formativos com educadores da modalidade.

É pós-graduada em Gestão Educacional pelo Instituto Damásio de Direito, com ênfase em Direito Educacional (2022).

Concluiu MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ de Piracicaba), tendo se especializado em Projetos Político-Pedagógicos, assunto sobre o qual possui artigos publicados inclusive no catálogo internacional (2020).

Atualmente, participa do grupo de estudos da instituição A Casa TombadaFACONNECT/Educacional Abrange, na pesquisa Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora (2023).

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