Entre em contato: (41) 3156-4731

Edit Content
Edit Content

Por Rosália Corrêa, autora de As Aventuras Amazônicas do Menino Ma…Vilhoso

Você já se imaginou encontrando crianças que vivem na Amazônia e que ficam felizes em contar tudo o que elas sabem sobre os seus povos, sobre como é viver na maior floresta tropical do mundo, sobre o que elas fazem no dia a dia, como se relacionam com a natureza, como mantém as suas tradições e como se divertem?

Pense no quanto você aprenderia com essas crianças que vivem em um ambiente cercado pela natureza e como se daria conta da importância de conhecer a riqueza cultural do seu país ao reconhecer que há muitos mundos que ainda não foram explorados dentro desse mundão chamado Brasil.

O que você acha de morar em um lugar onde a rua da sua casa é um rio? E que tal passar todos os dias por caminhos onde se escondem grandes jacarés e outros animais? E navegar por longo tempo em uma pequena embarcação rio a fora para chegar à cidade grande? Essas experiências são comuns e fazem parte da rotina de muitas pessoas que vivem em algumas regiões da Amazônia, mas podem também ser vivenciadas por aqueles que visitam esse lugar.

Foi o que aconteceu com o Menino Ma…vilhoso nas suas aventuras pela Amazônia, ele fez descobertas incríveis e aprendeu muito sobre as diferentes populações dessa região quando se deparou com a sabedoria das crianças indígenas, quilombolas e ribeirinhas que moram lá.

Foram horas com crianças desses grupos sociais que ele não conhecia de conversas; de risadas; de desabafos; de andanças pela floresta descobrindo os seus encantos; de passeios em embarcações que ele nunca havia experimentado e de aprendizado a respeito da vida na Amazônia, que sempre despertou muita curiosidade por causa das lendas e das crenças populares que ele leu nos livros de histórias infantis.

Durante essa aventura, o Menino Ma…vilhoso descobriu que não só de mata, animais, igarapés, rios, plantas, mitos e lindas paisagens vive a Amazônia, mas também da variedade de sua população. Um encontro espontâneo com esse mundo amazônico tornou o lugar ainda mais encantador e acrescentou conhecimentos muito especiais à vida do menino, mas isso só aconteceu porque ele estava receptivo e empático diante da experiência que viveu lá.

Depois das amizades que fez e das histórias que ouviu ele nunca mais foi o mesmo. Essas aventuras o transformaram em um grande admirador dos habitantes da Amazônia e de tudo que ela representa. Ele não só conheceu modos de vida diferentes, como passou a valorizar a riqueza cultural dos seus novos amigos e torcer para que essas culturas sejam preservadas para que muitas pessoas as conheçam e se deixem encantar pela magia amazônica como ele se encantou.

Agora o Menino Ma…vilhoso sabe que a Amazônia não é apenas um lugar onde vive uma imensidão de plantas e de animais, mas onde também se juntam diferentes povos, cada um com a sua forma especial de viver.

Para descobrir os detalhes dessa aventura magnífica conheça o livro As aventuras amazônicas do menino ma…vilhoso.

 

Rosália Corrêa

É uma doutora em Sociologia que ousou se aventurar na literatura infanto juvenil, um sonho antigo. Mora em Atibaia-SP cercada pelos seus livros, plantas e projetos. Seus escritos anteriores estavam relacionados à carreira acadêmica de professora universitária. Agora, torce para alcançar os pequenos leitores e estimular suas descobertas e formação crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *