Descortinando o Envelhecimento
Por Maria Celeste Campello Diniz e Wedja Maria da Silva, autoras de Envelhecimento: Aspectos Biopsicossociais
Envelhecer… processo que faz parte do ciclo da vida. Ao atingir o ocaso, as alterações orgânicas, funcionais e psicológicas surgem, de forma intrusa, sorrateira e não desejada. Um olhar mais apurado nos faz pensar que os que estão em senescência precisam ser acolhidos e merecem sentir-se felizes e proativos.
Vivências maravilhosas e inesquecíveis com idosos que ora compartilhamos, trazem um colorido com novas nuances às nossas existências e nos ensinam o quanto é importante valorizar empaticamente as pessoas, ressignificando o verdadeiro sentido da vida.
Para saber mais sobre o tema, conheça a obra Envelhecimento: aspectos biopsicossociais.
SOBRE AS AUTORAS
Maria Celeste Campello Diniz
Bióloga (licenciada e bacharel) pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE/UFPE). Graduanda em Nutrição pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL-SP). Participou do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado) da Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (UC-Assunção, Paraguai). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Centro de Ciências Agrárias (CECA). Especialista em Zoologia pela UFAL. Foi docente em cursos de graduação de diversas instituições de ensino superior de Maceió – AL; atuando também em cursos de pós-graduação e possui experiência em Comitês de Ética e Pesquisa. Atuou como membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Áreas de pesquisa: saúde e qualidade de vida; perfis epidemiológicos de doenças infecciosas transmissíveis, infecções sexualmente transmissíveis (IST); transtornos alimentares; transtornos mentais; fitoterapia.
Wedja Maria da Silva
Graduada pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio – FAL). Enfermeira da Unidade de Básica de Saúde (UBS) Varadouro 1, Porto Calvo, Alagoas. Pós-graduanda em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-AL), pós-graduada em Dermatologia e Estética pelo Centro de Formação, Aperfeiçoamento profissional e Pesquisa em Saúde e Educação Inclusiva (CEFAPP). Experiência em projetos de pesquisa direcionados para perfis epidemiológicos de parasitoses. Área de pesquisa: enfermagem e saúde coletiva.
Deixe um comentário