Por Jaqueline Richter, autora de Avaliação das Habilidades Matemáticas Básicas: Um Desafio para a Educação Especial.
A matemática, por vezes, pode ser um grande desafio para muitos estudantes, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais. Dificuldades em compreender conceitos básicos, realizar cálculos e resolver problemas podem gerar frustração e impactar o desempenho escolar. Para auxiliar professores e profissionais da educação a identificar e superar essas dificuldades, a avaliação das habilidades matemáticas básicas se torna fundamental. Ao avaliar as habilidades matemáticas em que o estudante apresenta dificuldades o profissional da educação poderá propor atividades de intervenção de forma mais eficaz.
A intervenção pensada como uma forma de desenvolver as habilidades específicas em que o estudante apresenta defasagem ou dificuldade mostra-se mais eficaz, uma vez que têm um objetivo claro. Quando as atividades de intervenção são propostas de forma “solta”, sem estarem baseadas numa avaliação, ou sem o foco específico, sem um objetivo claro, elas acabam gerando perda de tempo na terapia ou atendimento. Em muitos casos o estudante e o professor não possuem tempo a perder. Desta forma as intervenções ou terapias devem ser pensadas e planejadas com o objetivo claro e específico de sanar ou diminuir as dificuldades identificadas.
Mas, para tanto as habilidades ou dificuldades precisam ser identificadas. A identificação das habilidades matemáticas é um desafio, visto que não há um consenso acerca de quais são as habilidades matemáticas básicas. Todo profissional da educação sabe o que é a adição, a subtração, multiplicação divisão, as unidades de medidas e tantos outros conceitos do ensino de matemática. Mas, o que fazer quando o estudante não consegue realizar, aprender ou ainda compreender estes conceitos? A identificação das habilidades preditoras aos conceitos matemáticos é fundamental para que o ensino possa alcançar êxito, ou ao menos os objetivos esperados.
Neste sentido, a mestre em Ensino de Ciências Exatas e professora de Educação Especial Jaqueline Richter desenvolveu o Protocolo de Avaliação de Habilidades Matemáticas Básicas- PAHMB. Nesta avaliação o profissional poderá identificar o nível de desenvolvimento das sete habilidades matemáticas básicas que compõem o senso numérico.
Por que a avaliação é tão importante?
- Identificação precoce das dificuldades: A avaliação permite identificar as dificuldades em matemática de forma precoce, possibilitando a intervenção pedagógica adequada.
- Personalização do ensino: Ao conhecer as necessidades específicas de cada estudante, o professor pode adaptar as atividades e recursos pedagógicos, tornando o aprendizado mais significativo.
- Monitoramento do progresso: A avaliação permite acompanhar o desenvolvimento do estudante ao longo do tempo e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário.
- Prevenção do fracasso escolar: A identificação e o tratamento das dificuldades em matemática podem prevenir o fracasso escolar e aumentar a autoestima do estudante.
Como o PAHMB pode ajudar?
O PAHMB oferece uma série de vantagens para professores e profissionais da educação:
- Facilidade de aplicação: O protocolo é fácil de aplicar e pode ser utilizado por diferentes profissionais da educação.
- Abrangência: Avalia as principais habilidades matemáticas básicas, como contagem, comparação, classificação e seriação.
- Flexibilidade: Pode ser adaptado para diferentes contextos e níveis de ensino.
- Resultados confiáveis: Permite identificar com precisão as dificuldades dos alunos e orientar a intervenção pedagógica.
A avaliação das habilidades matemáticas é fundamental para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender matemática de forma significativa e eficaz. O Protocolo de Avaliação de Habilidades Matemáticas Básicas (PAHMB) oferece uma ferramenta valiosa para professores e profissionais da educação que atuam com estudantes público-alvo da educação especial. Ao identificar as dificuldades e planejar intervenções adequadas, é possível promover o desenvolvimento integral desses alunos e garantir que eles alcancem seu pleno potencial.
Para saber mais sobre o tema e conhecer o Protocolo de Avaliação de Habilidades Matemáticas Básicas, adquira o livro “Avaliação das Habilidades Matemáticas Básicas: Um Desafio para a Educação Especial”.
Jaqueline Richter é mestre em Ensino de Ciências Exatas e professora de Educação Especial, atuando em sala de recursos multifuncionais das EMEF’s Dois Irmãos e Otto Gustavo Daniel Brands.