A polarização política muitas vezes impede o diálogo e a livre circulação de ideias em uma sociedade. No Brasil alguns pontos de vista não fazem parte do debate acadêmico, limitando uma ampla reflexão de determinados temas.
Neste contexto, a Educação Física é uma subárea das ciências da saúde que possui imensurável importância para o desenvolvimento e crescimento dos estudantes em diferentes faixas etárias. Entretanto, devido a um certo direcionamento ideológico na formação dos profissionais, assim como nos currículos, objetivos tão caros à saúde dos alunos tal como desenvolvimento motor, atividade física relacionada à saúde, aquisição de habilidades esportivas, entre outros, estão cada vez mais suprimidos na Educação Física escolar.
Dessa forma, produções acadêmicas que trazem reflexões críticas sobre os rumos da Educação Física no Brasil tornam-se importantíssimas para o futuro e qualidade do trabalho docente na área.
Para saber mais sobre o tema, conheça a obra Educação Física e Liberdade: construindo um novo paradigma, de autoria do professor Gabriel Costa e Silva.
Gabriel Costa e Silva é doutor em Ciências da Saúde pelo Centro de Ciências Saúde ABC/Faculdade de Medicina do ABC, mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também foi professor do curso de graduação em Educação Física. Formado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi orientador acadêmico do Club de Regatas Vasco da Gama e deu aula nas prefeituras de Volta Redonda-SP e Rio de Janeiro-RJ. Atualmente é professor efetivo do Colégio Pedro II, onde lidera o Grupo de Pesquisa/Laboratório em Ciência do Movimento Humano, também coordena projetos de extensão na área de esportes aquáticos. É pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano (LFDH/UFRRJ), sendo autor de cerca de 45 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, além de diversos resumos e capítulos de livro.