Por Airton Rodrigues, autor de O Estágio na Pedagogia: Narrativas de Experiências e Vivências na Educação Inclusiva
Muito se fala em educação inclusiva, mas inclusiva para quem? Seria apenas para o aluno “deficiente”? Os estudantes de Pedagogia, responsáveis pelos atendimentos dados aos alunos também enfrentam um processo inclusivo dentro de um sistema educacional? São algumas perguntas que nos convidam a refletir sobre as propostas educacionais vigentes. As políticas públicas buscam atender a todos em suas necessidades educativas quando impõe o acesso ao ambiente escolar, aqueles alunos denominados “deficientes”. Mas estes são atendidos na maioria das vezes por estudantes ainda em formação. Seria mesmo a concretização de uma inclusão efetiva? Para estas perguntas o livro “O ESTAGIO NA PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”, mais do que respostas, busca propor uma reflexão dos profissionais que atuam no ambiente escolar. Gestão, administração, corpo docente e alunos, para que juntos possamos pensar os caminhos percorridos e o que podemos fazer para melhorar o que pode ser melhorado.
Airton Rodrigues é Doutor e Mestre em Educação, pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. Ator DRT 24680-SP, Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Franca, História – Faculdade São Bernardo do Campo e Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especialista em Artes Cênicas – Formação Educacional da Criança Surda – Faculdade Paulista de Artes. Professor da Faculdade São Bernardo do Campo, FASB onde ministra as disciplinas: Dinâmica das Relações Sociais e Familiares; Linguagem das Artes na Psicopedagogia e Educação Especial nos cursos de Pós Graduação em Psicopedagogia clínica e institucional e na Graduação em Pedagogia nas disciplinas de Educação Inclusiva; Ética e Cidadania, Sociologia da Educação e Educação Para as Relações Étnico-Raciais. Professor convidado na Universidade Metodista de São Paulo, na Pós-Graduação no curso de Educação Infantil, Saberes Necessários à Prática Educativa, nas disciplinas de Cultura Corporal e Infância; Narrativa Visual e Arte Narrativa.