fbpx

Entre em contato: (41) 3156-4731

Edit Content
Edit Content

Por Carlos Augusto Soares Colectautor de Este mundo precisa de lei? princípio divino da unidade-do-ser

Caro, amigo, você deve ter percebido, em algum momento da sua vida, que o mundo está caótico. Muitos ao seu redor, ou até mesmo você, têm sofrido com algum tipo de violência, seja verbal ou física, na fila do mercado ou no trânsito. Em alguma situação cotidiana, a falta de habilidade na convivência, ausência de valores e princípios devem ter se feito presentes no seu caminho. O que tem acontecido com a nossa sociedade? Por que a violência parece estar mais em evidência? Onde estão a lei, a justiça e a ordem? Você já se fez estas perguntas? 

Obviamente, o mundo sempre teve os seus episódios violentos, suas épocas turbulentas, suas transições e mudanças de padrões, mas é possível pensar que em cada momento da história houve precurssores desse caos transicional. Hoje, não é diferente, estamos numa transição e mudanças de paradigmas. Experimentamos um clima caótico. Mas quais são os ativadores do caos atual? Minhas observâncias psicanalíticas, filosóficas e teológicas me levam a entender que a desconfiguração da base familiar tem sido um fator de extrema importância no surgimento do nosso mundo desordenado. Discursos feministas, femistas e outros fatores têm afetado a figura do homem e, consequentemente, a figura do pai e função paterna, ocasionando uma quebra no psiquismo individual e coletivo, removendo a capacidade de compreensão do princípio de autoridade, lei e honra, visto que é a função paterna que instaura a consciência moral (superego) na mente da criança, é ela que impanta a Lei. 

Nessa perspectiva, é essencial repensarmos o lugar da paternidade em nossa sociedade, a fim de resgatarmos uma mente consciente de si e do outro e, assim, promovermos uma melhor convivência social. Ainda, nessa ótica, juntamente com esse resgate paterno, os Dez Mandamentos bíblicos, conhecidos por muitos, passam a fazer mais sentido — para além das paredes eclesiásticas —, pois são conselhos paternos e instruções que limitam e protegem as relações e, por isso, devem ser revistos, revisados e aplicados. 

Para saber mais sobre o tema, conheça a obra “Este mundo precisa de Lei? O princípio divino da Unidade-do-ser”.

Sobre o Autor

Carlos Augusto Soares Colect é psicanalista clínico, atuante no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Dr.h.c em Filosofia pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos humanos (OMDDH). Especialista em Psicanálise na Saúde Mental. Pós-graduado em Ciências da Religião e Psicopedagogia. Bacharel em Filosofia e Teologia. Agente pastoral pela PUCPR. Palestrante e membro imortal da Academia de Letras do Brasil (ALB-DF), cadeira nº88. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *