Por Geraldo Mendes e Celdo Braga, autores de Flora em prosa, poesia e pintura: 21 plantas icônicas da Amazônia
Flora, na mitologia romana, é uma deusa, esposa de Zéfiro (deus do vento), protetora das flores, promotora do mel e facilitadora da fecundidade. Na Grécia, seu berço de criação, era conhecida como Clóris, a ninfa que faz florir as árvores e preside a tudo que floresce na natureza e na mente humana, permitindo assim a renovação da vida. As festas em sua homenagem, denominadas Florálias, ocorriam no início da Primavera.
Na ciência, Flora é o conjunto das plantas e outros seres, como musgos e liquens, que têm a capacidade de transformar energia solar em matéria orgânica e, assim, sustentar todas as cadeias tróficas na Terra. Além de atuar direta ou indiretamente em todos os seres vivos, a flora também atua na estruturação dos solos, do clima e dos gases atmosféricos. É ela que coroa os ciclos da vida e da morte.
A Amazônia é o paraíso da Flora, pois em seu bioma vivem milhares de plantas, cada uma com propriedades singulares e formando um mosaico de paisagens e biótopos que impressionam a todos que a veem de perto ou de longe. Algumas delas foram e continuam sendo a base alimentar das populações humanas e o sustentáculo da socioeconomia, gerando trabalho, emprego e renda. Outras, chegam a ser lendárias, fazendo parte do folclore local. Todas elas são fonte de energia, inspiração e beleza.
Merecidamente, algumas dessas plantas fazem parte da toponímia regional e nacional, estando associadas ao nome de municípios, cidades, ruas, lagos e outros acidentes geográficos. Conhecer mais e melhor esses seres maravilhosos e encantadores é mais que um dever acadêmico: – é um ato cívico, um tributo à natureza, uma grata aventura cognitiva e um prazer intelectual colocado à prova. A obra “Flora em prosa, poesia e pintura – 21 plantas icônicas da Amazônia”, recém-lançada pela Editora Appris, é um convite, um estímulo e também uma oferta a esse nobre propósito.
Sobre os autores
Geraldo Mendes é biólogo, naturalista e filósofo. Pesquisador aposentado e ex-docente do Programa de Pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Celdo Braga é membro fundador do grupo musical Raízes Caboclas. Integrante do Grupo Imbaúba e, atualmente, do Grupo Gaponga.
o livro está muito legal!!!
maravilhoso inrequecedor.