Por Jordanna Castelo Branco, autora de “O amor de Jesus … preenche todos os vazios”: A não laicidade da escola pública na educação infantil
A presença da religião na escola pública é um tema polêmico. Muitos defendem a presença da religião por meio do seu ensino nas escolas públicas e outros não. Aqueles que defendem argumentam que o ensino da religião é importante para a transmissão da moral e dos valores. Os contrários afirmam que nega o direito das crianças à liberdade de crença e viola a laicidade da escola pública.
Entretanto, quando falamos das crianças pequenas, ainda em idade pré-escolar, as pessoas costumam naturalizar a presença da religião no ensino público. É comum ver no cotidiano das escolas públicas de Educação Infantil orações antes das refeições, pai nosso em diferentes momentos da rotina ou imagens religiosas nos espaços das escolas ou livros e/ou filmes infantis de temática religiosa.
Seria a presença da religião algo adequado à escola pública? E o ensino da religião? E quanto às crianças pequenas nas escolas públicas de Educação Infantil? Os direitos dessas crianças são respeitados? Para saber mais sobre o tema, conheça a obra “O amor de Jesus … preenche todos os vazios”: a não laicidade da escola pública na Educação Infantil.