Por Waldemar De Gregori, autor de Neuroeducação para o Êxito: Construção-Produtividade-Decadência dos Três Cérebros e Suas Competências
A aguda crise explodindo em todos os setores da vida e da cultura planetária deveria levantar suspeitas e perguntas como esta:
– Por que tanta coisa errada? O que está falhando na máquina do planeta?
– É o sistema operacional da vida e da cultura, que se chama PARADIGMA.
– E o que é um paradigma?
– É o modo como usamos nosso cérebro que é um sistema ou conjunto tri-uno ou triádico:
o bloco do lado esquerdo que é lógico, científico, questionador, que gera subgrupos de comportamento crítico, de oposição, antioficial que se diziam de esquerda;
o bloco do lado direito que é emocional, afetivo, criativo, artístico, religioso, que gera subgrupos comportamentais de conformidade, de seguidores resignados, que se diziam de centro;
e o bloco da parte central do cérebro (cerebelo, corpo caloso, glândulas etc.) que é motriz, operacional, planejador, executivo, financeiro, que gera subgrupos de comportamento dominador, autoritário, sequioso de poder e riqueza, que se diziam de direita.
Ao nos aferrarmos somente a qualquer um dos três blocos, estaremos usando um PARADIGMA MONÁDICO, unilateral, exclusivo, separador das coisas. Negacionista dos demais, ele leva ao individualismo, ao egocentrismo, ao chauvinismo, ao racismo, ao nacionalismo, ao supremacismo de um subgrupo rico tripudiando sobre os outros dois, principalmente sobre os trabalhadores proletários, como no neoliberalismo de hoje.
Já se tentou o paradigma DIÁDICO marxista, de dois lados em confronto, virando o jogo anterior, que foi deslegitimado pela História.
A alternativa de coexistência e convivência melhor é o paradigma TRIÁDICO, baseado na física quântica e nas neurociências que apresentam o átomo tri-uno/triádico e o cérebro tri-uno/triádico o grupo tri-uno/triádico como o molde e contexto de tudo. Só falta aprender e praticar isso, isto é, sair do paradigma monádico e passar a aprender e praticar o paradigma TRIÁDICO.
A vida do átomo em seus três elementos, do cérebro em seus três blocos e de um grupo familiar-comunitário em seus três subgrupos é chamada de JOGO TRIÁDICO, que tem um princípio regulador/ético em números, chamado PROPORCIONALISMO, baseado na matemática de Pitágoras, Fibonacci, Gauss etc.
Isso é o que o livro NEUROEDUCAÇÃO PARA O ÊXITO expõe e ensina como praticar na família, na escola e na comunidade. Começa ensinando como avaliar as potencialidades tricerebrais do educando e seu estilo de aprendizagem. Depois ensina o docente como organizar cada aula em três etapas: uma para o bloco do cérebro esquerdo racional, outra para o bloco do cérebro direito criativo e outra para o bloco do cérebro central prático, cada etapa sob liderança rotativa dos alunos. A AVALIAÇÃO também será pelos três blocos cerebrais, deixando de ser apenas escrita que só avalia competências do bloco cerebral esquerdo memorístico.
O Ministério da Educação acaba de apresentar um novo Plano Nacional de Educação (PNE), com louváveis objetivos de educação para todos, principalmente para a educação básica e com mais investimento. Mas o novo PNE é só um pouco mais do mesmo. Se não provocar crítica e mudança do paradigma monádico caótico da esgotada modernidade, e se não inaugurar o paradigma TRIÁDICO na educação, não haverá transição para a pós-modernidade, não haverá respeito ao ambiente, às diferenças, à democracia e só aumentará o mal-estar geral e as crises.